Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Orquestra Sinfônica de Porto Alegre se apresenta em Cachoeirinha

Publicação:

Em parceria com a Prefeitura Municipal de Cachoeirinha, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre realiza um concerto nesta terça-feira (27), às 20h30, na Igreja Matriz, com entrada franca. A regência fica a cargo do maestro Tiago Flores. O repertório reúne
Orquestra Sinfônica de Porto Alegre se apresenta em Cachoeirinha

Em parceria com a Prefeitura Municipal de Cachoeirinha, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre realiza um concerto nesta terça-feira (27), às 20h30, na Igreja Matriz, com entrada franca. A regência fica a cargo do maestro Tiago Flores.

O repertório reúne obras acessíveis e bastante conhecidas da tradição da música de concerto, escritas nos séculos XIX e XX. A apresentação inicia com duas danças do balé Quebra Nozes, cuja música foi composta pelo russo Pyotr Ilyich Tchaikovsky (1840-1893).

Na sequência, serão executadas as Danças Eslavas nº2, do tcheco Antonín Dvorák (1841-1904), impregnadas do espírito folclórico de sua terra natal e escritas em resposta às Danças Húngaras do alemão Johannes Brahms (1833-1897), que também compõem o programa do concerto. Completam o repertório a abertura da ópera O Barbeiro de Sevilha, do italiano Gioachino Rossini (1792-1868); Gymnopedie n° 1, escrita para piano pelo francês Erik Satie (1866-1925) e depois orquestrada por seu conterrâneo Claude Debussy (1862-1918); e Trenzinho do Caipira, um dos movimentos das Bachianas Brasileiras nº 2, do brasileiro Heitor Villa-Lobos (1887- 1959).

Mais informações no site www.ospa.org.br ou pelo telefone (51) 3222.7387.

Tiago Flores, maestro
Tiago Flores é o atual diretor artístico da Ospa, cargo que também exerceu entre 1999 e 2001. Graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul sob a orientação de Arlindo Teixeira, especializou-se em regência orquestral em São Petersburgo, na Rússia, com Victor Fedotov. Participou de cursos, oficinas e festivais com Kurt Redel (Alemanha) e Lutero Rodrigues, e venceu o Concurso Ospa para Jovens Regentes. Atuou à frente de orquestras do Brasil, Uruguai, Venezuela, México, Itália, Áustria, Uruguai e Lituânia.

Regente da Orquestra de Câmara da Ulbra desde a sua fundação, vem recebendo inúmeros elogios da crítica especializada, destacando-se como grande incentivador da nova música e tendo contribuído para o reconhecimento do conjunto como um dos melhores do gênero no país. Recebeu o prêmio Melhores da Cultura 2005, conferido pela Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, e, como diretor musical do filme Sal de Prata, do diretor Carlos Gerbase, foi laureado no Festival de Cinema de Maringá em 2006.

A Ospa é uma das fundações vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura. Os concertos da temporada 2013 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, por Vonpar, Ipiranga, Gerdau, Souza Cruz e Brasília Guaíba. A realização é da Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós e Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Serviço
O que: Concerto da Ospa em Cachoeirinha
Quando: Dia 27 de agosto, terça-feira, às 20h30
Onde: Igreja Matriz (Rua Papa João XXIII, 316, Cachoeirinha-RS)
Entrada Franca

Programa:
Pyotr Ilyich Tchaikovsky - Duas danças do balé Quebra Nozes
Antonín Dvorák - Danças Eslavas nº 2
Johannes Brahms - Danças Húngaras nº 1 e 5
Giacomo Rossini - Abertura da ópera O Barbeiro de Sevilha
Erik Satie - Gymnopedie n° 1
Heitor Villa-Lobos - Trenzinho do Caipira
Regente: Tiago Flores

Texto: Ana Laura Freitas
Foto: Antonieta Pinheiro
Edição: Redação Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul