Ospa, Ernesto Fagundes e Renato Borghetti se apresentam em Piratini neste domingo
Publicação:
A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre estará na cidade de Piratini neste domingo (11). Sob a regência do diretor artístico da Ospa, maestro Tiago Flores, serão executadas canções com Ernesto Fagundes e Renato Borghetti, com arranjos de Arthur Barbosa. A apresentação ocorre às 16h, na Igreja Matriz (Rua 20 de Setembro), com entrada franca, e faz parte da comemoração da Semana Farroupilha, realização das secretarias de Cultura e Turismo do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
No repertório, estão obras conhecidas dos gaúchos, como Fronteiras (Tasso Bangel), Milonga para as Missões, Rancheirinha, Barra do Ribeiro, Redomona, Minuano, Origens, Céu Sol Sul, Mercedita, Querência Amada, Amargo e Canto Alegretense.
Com o tema Nossas Raízes, a Semana Farroupilha 2011 explora a história do Rio Grande do Sul, rebuscando-a e retirando dela aspectos que melhor retratem a formação sócio-cultural do Estado.
O maestro
Tiago Flores é graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul sob a orientação de Arlindo Teixeira. Especializou-se em regência orquestral em São Petersburgo (Rússia) com Victor Fedotov. Participou de cursos, oficinas e festivais com Kurt Redel (Alemanha) e Lutero Rodrigues e venceu o concurso Jovens Regentes promovido pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa). Atuou à frente de orquestras do Brasil, Venezuela, México, Uruguai, Itália e Áustria. Foi diretor artístico da Ospa entre 1999 e 2001.
Regente da Orquestra de Câmara da Ulbra desde sua fundação, vem recebendo inúmeros elogios da crítica especializada, destacando-se como grande incentivador da nova música, tendo contribuído para o reconhecimento do conjunto como um dos melhores do gênero no país. Recentemente recebeu o prêmio Melhores da Cultura 2005, conferido pela Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, e em 2006, no Festival de Cinema de Maringá, o prêmio de Melhor Música como diretor musical do filme Sal de Prata, do diretor Carlos Gerbase.
Coordenador do projeto de musicalização para crianças de baixa renda Ouviravida, premiado pela Federasul e Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Tiago também foi professor substituto de regência e arranjos vocais no Instituto de Artes da UFRGS; ministrou cursos e participou de painéis promovidos pela Federação de Coros do RGS; teve trabalhos executados por centenas de coros em todo o Brasil e dirigiu, por dez anos, o Coro da AABB Porto Alegre, com o qual obteve diversos prêmios e montou produções para coro e orquestra, tais como a ópera Dido e Enéas, de Henry Purcell.
A cidade
Piratini é considerada uma cidade histórica, contendo ao todo 15 bens tombados. Seu nome é de origem indígena e na língua tupi-guarani significa peixe barulhento, devido ao curso turbulento da água que cruza a região que se localiza ao sul da campanha gaúcha entre Bagé e Pelotas. Os primeiros habitantes portugueses chegaram em Piratini em 1777, foram militares que faziam à guarda do pasto da região chamada de Passo do Acampamento. Porém, seus primeiros povoadores efetivos foram os açorianos que chegaram em 1789 no número de 48 casais que tinham por objetivo ocupar os campos do Rio Grande do Sul. Foi capital da República Riograndense até janeiro de 1839 quando forças farrapas se retiraram da região, transferindo a capital para Caçapava do Sul.
Piratini foi escolhida a primeira capital da República Riograndense, proclamada na Revolução Farroupilha, por ser uma região de estancieiros rebeldes e por estar perto de uma saída para o mar, através da Lagoa dos Patos e do rio Camaquã, tendo em vista que Porto Alegre e Rio Grande estavam sob o comando dos imperiais.
A orquestra
A Ospa é uma das fundações vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura. Os concertos são patrocinados pela Lei Federal de Incentivo a Cultura, Vonpar, Ipiranga, Gerdau, Souza Cruz e Brasília Guaíba. A realização é da Ospa e Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Programa:
Milonga para as missões
Rancheirinha
Barra do Ribeiro
Redomona
Minuano
Origens
Céu, sol, sul
Mercedita
Querência amada
Amargo
Canto Alegretense
Ingressos: Entrada franca
Texto: Raphaela Donaduce
Edição: Redação Secom