Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Ospa terá concerto gratuito em homenagem ao Dia do Músico

Publicação:

O 26º concerto oficial da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) neste ano será em homenagem ao Dia do Músico, e ocorre na terça-feira (22), às 20h30, na Igreja Santa Cecília, na Capital. Santa Cecília é considerada a padroeira internacional dos
Ospa terá concerto gratuito em homenagem ao Dia do Músico

O 26º concerto oficial da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) neste ano será em homenagem ao Dia do Músico, e ocorre na terça-feira (22), às 20h30, na Igreja Santa Cecília, na Capital. Santa Cecília é considerada a padroeira internacional dos músicos. O espetáculo tem a regência do diretor artístico da Orquestra, maestro Tiago Flores.

A apresentação será dedicada a um dos mais populares compositores da música erudita ocidental - Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791). Serão executadas três obras: Abertura de As Bodas de Fígaro; Concerto para Clarinete em Lá Maior, com solo de Diego Grendene, músico da Ospa; e Sinfonia nº 25 em Sol menor.


Comenda
Na ocasião, a Ospa entregará, pela primeira vez, a Comenda Santa Cecília - uma homenagem a pessoas e entidades que, de forma expressiva e louvável, contribuíram para o engrandecimento da Orquestra. A homenagem será entregue pelo presidente da FOSPA (Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre), Ivo Nesralla.

As obras
A Sinfonia Nº. 25 ganhou um amplo conhecimento por estar presente como abertura do filme Amadeus (1984), de grande sucesso. Foi escrita por Mozart em outubro de 1773, logo após a repercussão de sua ópera Lucio Silla. A obra é caracterizada pelo estilo Sturm und Drang (tempestade e ímpeto) - movimento literário e musical alemão do século XVIII que exalta a subjetividade individual dos artistas - e é claramente influenciada pela 39ª Sinfonia de Haydn, que também está em Sol menor. Bodas de Fígaro foi inspirada em O Casamento de Fígaro, de Beaumarchais, e é uma das óperas mais representadas no mundo inteiro.

Obra incomparável, com irresistíveis melodias de solos vocais, As Bodas de Fígaro marcam o início da colaboração entre Mozart e o libretista italiano Lorenzo da Ponte (1749-1838), que também participou de Don Giovanni e Cosi fan Tutte. Composto em 1791, em uma época que o clarinete era pouco conhecido e seu uso restringia-se ao dobramento das flautas e oboés, o Concerto para Clarinete fez um enorme sucesso na época. A obra divide-se em três movimentos: Allegro, Adágio e Allegro.

Solista
Diego Grendene é o solista (clarinete). Com Bacharelado em Clarinete pela UFRGS, Grendene realizou cursos de aperfeiçoamento na University of Georgia (EUA) e em Nice, na França. Estudou com Walter Boeykens por dois anos, no curso de Especialização do Conservatório Real Superior de Antuérpia, na Bélgica, obtendo, com distinção, o diploma de Concert solist.

Neste período, participou da gravação de dois CDs, como membro das orquestras do Conservatório e passou a integrar o Quarteto de Clarinetes Aliénor, com o qual realizou, durante três temporadas, uma série de 44 concertos por diversas regiões da França. Tem atuado como solista com a OSPA, Orquestra da UCS, Orquestra do Theatro São Pedro, Orquestra da ULBRA e Orquestra Unisinos. Em 2003, foi solista no Concerto de Abertura da Bienal de Música, na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro, estreando a obra Um Gringo no Brasil, de Nestor de Hollanda Cavalcanti.

Também foi solista, sob a regência de Ernani Aguiar, no CD Novenas, de obras do Padre José Maurício, o qual ganhou o Prêmio Açorianos de melhor CD de Música Erudita. Participou do CD Colóquio, de Bruno Kiefer e do CD Toronubá de Dimitri Cervo, entre outros.

Regência
O maestro Tiago Flores é o atual diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul sob a orientação de Arlindo Teixeira, especializou-se em regência orquestral em São Petersburgo (Rússia) com Victor Fedotov. Participou de cursos, oficinas e festivais com Kurt Redel (Alemanha) e Lutero Rodrigues e venceu o concurso Jovens Regentes promovido pela Ospa.


Também atuou à frente de orquestras do Brasil, Uruguai, Venezuela, México, Itália e Áustria. Foi diretor artístico da Ospa entre 1999 e 2001. Como regente da Orquestra de Câmara da ULBRA desde sua fundação, vem recebendo elogios da crítica especializada, tendo contribuído para o reconhecimento do conjunto como um dos melhores do gênero no país.

Serviço:
O que: 26º Concerto Oficial da Ospa
Quando: Terça-feira (22/11), às 20h30
Onde: Igreja Santa Cecília (R. Santa Cecília, 1495 - Santana - Porto Alegre)
Programa: W. A. Mozart - Abertura As Bodas de Fígaro W. A. Mozart - Concerto para Clarinete - K.622 - Lá Maior W. A. Mozart - Sinfonia n° 25 - K. 183 - Sol Menor Entrada franca


Texto: Raphaela Donaduce
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul