Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governador Eduardo Leite sanciona Lei de Organização Básica da Brigada Militar (BM)

Norma atualiza competências da corporação, alinhando atuação da BM aos desafios contemporâneos da segurança pública

Publicação:

Foto mostra governador Eduardo Leite em cerimônia de assinatura da sanção de lei para a Brigada Militar
Nova legislação estabelece diretrizes para a estrutura e o funcionamento da BM, com foco na modernização e na eficiência - Foto: Vitor Rosa/Secom

O governador Eduardo Leite sancionou, nesta quarta-feira (24/12), a Lei de Organização Básica (LOB) da Brigada Militar (BM), aprovada pela Assembleia Legislativa, no dia 16 de dezembro. A assinatura ocorreu no quartel do Comando Geral da BM, em Porto Alegre. A nova legislação estabelece diretrizes para a estrutura e o funcionamento da BM, com foco na modernização e na eficiência institucional.

No âmbito da organização da Brigada Militar, a Lei Complementar 497/2025 unifica a estrutura organizacional e fixa o efetivo, garantindo maior sistematicidade para decisões futuras. A partir da nova norma, a criação de qualquer novo Órgão de Polícia Militar (OPM) deverá, obrigatoriamente, contar com previsão de dotações orçamentárias, de pessoal e de material, além da apresentação de estudo técnico elaborado pela própria Brigada Militar.

A LOB também atualiza as competências da Instituição, alinhando a atuação da Brigada Militar aos desafios contemporâneos da segurança pública. Entre os avanços, a lei reconhece formalmente como competência institucional a atuação da BM na proteção ambiental, incluindo a prevenção de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente e a lavratura de autos de infração ambiental.

Foto mostra governador Eduardo Leite em cerimônia de assinatura da sanção de lei para a Brigada Militar
Leite destacou maior renovação da frota e maior investimento em equipamentos, tecnologias, armamentos e efetivo - Foto: Vitor Rosa/Secom

O governador apontou que a modernização da legislação se soma aos esforços e investimentos empreendidos pelo Estado na qualificação da segurança pública.

“É uma atualização da estrutura da BM, adaptada aos novos tempos, e uma consolidação do nosso compromisso com a segurança. Tivemos a maior renovação da frota dos últimos governos, o maior investimento em equipamentos, tecnologias e armamentos e o maior ingresso de efetivos policiais nas últimas décadas na Brigada Militar. Vamos garantir a melhor estrutura para continuar enfrentando o crime e trazendo os melhores resultados para a segurança pública, como os que alcançamos em 2025, que está chegando ao fim como o ano mais seguro da série histórica no RS”, enfatizou o governador Eduardo Leite. 

Novidade no ar

O comandante-geral da BM, coronel Cláudio Feoli, falou sobre algumas das modernizações. “É uma atualização das nossas estruturas que prevê, por exemplo, a criação da base aeropolicial de Santa Maria e a consequente criação do comando de aviação da Brigada Militar, para que possamos adequar as estruturas que estão vindo, como os cinco helicópteros que foram adquiridos e devem chegar ao longo de 2026 e 2027”, declarou.

Com a sanção da nova lei, o governo do Estado busca fortalecer a Brigada Militar, proporcionando bases legais mais claras para sua organização e atuação, além de ampliar a capacidade de resposta  às demandas atuais da sociedade.

Foto mostra governador Eduardo Leite em cerimônia de assinatura da sanção de lei para a Brigada Militar
Ato para sanção ocorreu na sede do Comando-Geral da Brigada Militar - Foto: Vitor Rosa/Secom

Texto: Thamiris Mondin/Secom
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul