Painéis do Gov Expo Summit reúnem representantes do Estado para discutir desenvolvimento, infraestrutura e inovação
Discussões destacam ações, desafios e perspectivas para o fortalecimento de políticas públicas
Publicação:
O Gov Expo Summit 2025 reuniu, ao longo desta terça-feira (25/11), no Vista Pontal, em Porto Alegre, diversos representantes do Governo do Rio Grande do Sul em painéis dedicados a temas estratégicos para o desenvolvimento do Estado. O evento, que começou nesta terça e segue até quarta-feira (26/11), reúne gestores públicos, especialistas e pesquisadores para debater soluções baseadas em evidências, boas práticas e exemplos de sucesso da gestão contemporânea.
Organizado pelo Instituto Global Gov, em parceria com o governo estadual e outras entidades, o evento promove integração, troca de conhecimento e reflexão sobre desafios e oportunidades para o futuro do Rio Grande do Sul. Com temas que vão da inovação à infraestrutura, da gestão por evidências às reformas estruturais, o Gov Expo Summit promove a articulação entre governo, especialistas e setor produtivo. O objetivo é contribuir para o avanço da gestão pública e o fortalecimento do desenvolvimento regional.
Representando o governador Eduardo Leite na abertura, o titular da Secretario de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Ernani Polo, elogiou a iniciativa, ressaltando o papel do encontro na qualificação das políticas públicas. “É sempre bom participar de eventos que abordam temas como o desenvolvimento e as perspectivas para o Rio Grande do Sul. O Gov Expo possibilita que possamos trabalhar juntos, trocar ideias e planejar um futuro melhor para o nosso Estado e os municípios”, disse. “As iniciativas nos ajudam a conectar com a sociedade e construir políticas públicas que possam alavancar o crescimento das cidades.”
Debates do primeiro dia
Durante a manhã desta terça, ocorreu o painel “Desenvolvimento Regional”, com participação do secretário de Comunicação, Caio Tomazeli, que destacou o papel estratégico da comunicação pública na construção de uma compreensão coletiva sobre o momento vivido pelo Estado e na articulação de políticas integradas para o desenvolvimento.
O debate contou ainda com Polo, o presidente da InvestRS, Rafael Prikladnicki, e o presidente do Fórum Permanente de Secretários Municipais de Desenvolvimento, Inovação e Trabalho do RS, Rafael Jacques de Oliveira.
Na mesma manhã também foi realizado o painel “Tecnologias e Pessoas para o Desenvolvimento”, com a presença da secretária de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Calazans, do CEO do Gramado Summit, Marcus Rossi, e do CEO da Fundação Bienal do Mercosul, Adriano Britto.
À tarde, o painel “Infraestrutura: Desafios e Oportunidades” reuniu a secretária-adjunta da Reconstrução Gaúcha, Ângela de Oliveira; o secretário-adjunto do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marcelo Camardellio; o consultor e ex-secretário de Mobilidade, Rodrigo Tortoriello; e o engenheiro Leomar Teichmann. A discussão abordou as prioridades do Estado em obras estruturantes, a necessidade de qualificação dos projetos e as perspectivas para intervenções essenciais diante dos recentes desafios enfrentados pelo RS.
Próximos eventos
A programação de quarta-feira seguirá com novos debates envolvendo representantes do governo estadual. Pela manhã, será realizado o painel “Gestão Baseada em Dados”, com a diretora de Inteligência e Estratégia da InvestRS, Caroline Bücker; o gerente de Inteligência da instituição, Rafael Spengler; e a secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Canoas, Patrícia Augsten.
Também na manhã do segundo dia, ocorrerá o painel “Reformas e Oportunidades”, com o diretor de Planejamento do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Leonardo Busatto; o CEO da Inovesse Gestão e Desenvolvimento, Rodrigo Fantinel; e o ex-presidente do Previmpa Renan Aguiar.
Texto e edição: Secom