Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Painel de Transparência da Crise Climática do RS será apresentado em evento global de dados e inteligência artificial nos EUA

Criada pelo Tesouro do Estado, ferramenta mostra despesas da reconstrução de forma regionalizada

Publicação:

Card em fundo cinza, no qual está escrito Fazenda ao centro, logo abaixo de um ícone formado por uma imagem composta de moedas empilhadas à esquerda, uma calculadora à direita e uma folha de papel com um cifrão desenhado ao fundo. No canto inferior direito está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.
-

O Painel de Transparência da Crise Climática do governo do Estado, que está publicado no Portal Transparência, será um dos temas de destaque do Qlik Connect, um dos principais eventos sobre dados, analytics e inteligência artificial (IA) do mundo, que está ocorrendo na cidade de Orlando, nos Estados Unidos, desde a última terça-feira (13/5). A ferramenta será apresentada quinta-feira (15/5), no painel "Da crise ao controle: como o Qlik Cloud Analytics transforma a resposta a desastres", que será ministrado pelos representantes da Cluster, empresa que ajudou a construir de forma voluntária o instrumento de transparência pública, e das organizações Direct Relief e c40 Cities.

Lançado em novembro do ano passado, o painel foi criado para ampliar a transparência sobre o fluxo de receitas e despesas dos recursos públicos direcionados para ações de enfrentamento à crise climática que atingiu o Estado em maio do ano passado. Criada pelo Tesouro do Estado, em parceria com a empresa que ofereceu a estrutura do painel, a ferramenta tem como diferencial a apresentação clara e objetiva das informações com uma navegação intuitiva, que permite a visualização de despesas e investimentos por município e região, nos casos em que essa regionalização é possível. O instrumento também joga luz sobre o andamento das iniciativas do Plano Rio Grande.

Liderado pelo governador Eduardo Leite, o Plano Rio Grande é um programa de Estado criado para reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro.

Ao navegar sobre um mapa interativo, o cidadão consegue identificar, entre outras informações, os valores repassados pelo Fundo a Fundo, programa Volta Por Cima e as empresas que contrataram a linha de crédito do Pronampe Gaúcho, que contou com subsídio do Estado. O painel mostra as despesas cujo município de destino foi identificado pelos órgãos públicos, o que não impede de as prefeituras terem recebido mais recursos estaduais que não regionalizados e aplicados de forma mais geral.

Outro diferencial do painel é a divulgação dos valores recebidos por meio de doações de outras instituições. A ferramenta detalha, por exemplo, contribuições de órgãos como o Poder Judiciário, dando visibilidade ao apoio recebido pelo Estado durante o período de crise.

“Desde o primeiro momento da calamidade, sabíamos que era importante registrar todos os gastos por uma questão de transparência à sociedade. Trabalhamos com esse painel desde o início da crise. Ele foi fundamental para basear nossas tomadas de decisão e otimizar os processos de trabalho”, avaliou o subsecretário do Tesouro do Estado, Eduardo Lacher.

O chefe da Divisão de Programação e Execução Orçamentária (DPO), Luiz Gustavo Antonacci, destaca que o site foi idealizado para que possa atender a todos os tipos de usuários. “Criamos ferramentas que possibilitam, por exemplo, desde uma simples visualização de valores destinados a um município ou a identificação de um pagamento para determinado credor, até extrações para utilização em análises estatísticas, sempre prezando pela transparência do poder público na utilização dos recursos", exemplificou.

Este é o sexto painel disponibilizado na área dedicada à calamidade pública do Portal de Transparência do Estado. Os dados que alimentam a base são retirados dos lançamentos efetuados pelos órgãos e entidades da administração pública estadual no sistema Finanças Públicas do Estado (FPE).

Texto: Ascom Sefaz
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul