Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Painel sobre Barbosa Lessa é destaque no Memorial do Rio Grande do Sul

Publicação:

lessa6
Painel acontece na quinta-feira, às 18h, no Memorial do RS, com entrada franca - Foto: Divulgação

Na quinta-feira (13), às 18h, no auditório do Memorial do Rio Grande do Sul (primeiro andar), o público pode participar do painel 10 X LESSA. O debate tem entrada franca e acontece como programação paralela à exposição homônima, em cartaz no primeiro andar. A promoção é do Memorial do Rio Grande do Sul e do Museu Antropológico do RS.

O painel aborda a trajetória cultural do multifacetado Barbosa Lessa e conta com a participação dos seguintes nomes da cena cultural gaúcha: o escritor e publicitário Luiz Coronel, o jornalista Renato Dalto e o professor e crítico literário Luís Augusto Fischer.

A exposição é uma reedição da mostra 2012, realizada pelo Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF), que assinalou os dez anos da morte de Barbosa Lessa. A apresentação revela as dez faces intelectuais de um dos mais conhecidos tradicionalistas gaúchos: homem da comunicação, compositor, tradicionalista, pesquisador, dramaturgo, homem público, escritor, ator e consultor de cinema, folclorista e ecologista.

Luiz Carlos Barbosa Lessa (1929, Piratini, RS - 2002, Camaquã, RS):

Folclorista, militante tradicionalista e escritor sul-rio-grandense. Destacou-se no cenário cultural com a fundação do CTG 35, pesquisando sobre as danças gaúchas ao lado de Paixão Cortês. Foi secretário da Cultura, idealizador da Casa de Cultura Mario Quintana. Escreveu cerca de 60 obras, entre contos, músicas e romances.

Entre as publicações mais conhecidas, Rodeio dos ventos, um épico sobre como seria vida do povo gaúcho, e Os guaxos, premiado em 1959 pela Academia Brasileira de Letras. Foi o criador da popular canção Negrinho do Pastoreio, em 1957, baseada na lenda do jovem escravo acorrentado a um formigueiro para ser devorado pelos insetos ao perder a tropilha de cavalos do patrão. Essa toada foi cantada por dezenas de intérpretes, como Inezita Barroso, Leopoldo Rassier e a dupla Kleiton & Kledir.

Painel 10 X LESSA

Dia 13 de dezembro, às 18h, no auditório do primeiro andar. Debatedores: o escritor e publicitário Luiz Coronel, o jornalista Renato Dalto e o professor e crítico literário Luís Augusto Fischer.

Exposição 10 X LESSA

De 1º de dezembro a 27 de janeiro de 2019 (primeiro andar), de terça a sábado, das 10h às 18h; domingos e feriados, das 13h às 17h.

O Memorial do RS fica na rua Sete de Setembro, nº 1020, na Praça da Alfândega, no Centro Histórico de Porto Alegre.

Texto: Ascom Memorial do RS/Sedactel
Edição: André Malinoski/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul