Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Palácio Aberto sobre Outubro Rosa vai ao ar na TVE na noite deste sábado, dia 16

Programa será reprisando no domingo (17/10), às 23h45

Publicação:

07102021 FDV 5760
Nara Sarmento com as convidadas Lauriana Nardini, da Aapecan; Flávia Maoli, do projeto Camaleão; e Cíntia Seben, do Imama - Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

Produzido pela Secretaria de Comunicação (Secom), a segunda edição do Palácio Aberto reuniu convidados para falar sobre a campanha do Outubro Rosa. Gravado nos jardins do Palácio Piratini, o programa irá ao ar pela TVE neste sábado (16/10), às 21h30.

"Com o projeto, queremos abrir as portas do palácio para que a sociedade gaúcha discuta temas relevantes, que façam parte do dia a dia das pessoas. É mais um movimento para que o governo se aproxime das pessoas e para que as pessoas possam de aproximar do governo", afirma a secretária de Comunicação, Tânia Moreira.

O movimento de conscientização sobre o câncer de mama foi o tema escolhido desta edição com o intuito de divulgar informações e cuidados sobre a doença, já que esse tipo de tumor é o mais frequente em mulheres de diferentes regiões do Brasil. Participaram do debate, a supervisora do serviço social da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan), Lauriana Nardini; a presidente do projeto Camaleão, que apoia mulheres com câncer de mama, Flávia Maoli; e a vice-presidente do Instituto da Mama do RS (Imama), Cíntia Seben.

07102021 FDV 5863
Segunda edição do Palácio Aberto foi gravada nos jardins do Piratini - Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini
Conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2020 foram diagnosticados 66 mil casos. A cada 100 mil mulheres, 56,3 desenvolvem a doença no país. No Rio Grande do Sul, a incidência é ainda maior e a proporção salta para 88,3.

O diagnóstico precoce é o melhor caminho para impedir que a doença faça vítimas fatais: 95% dos casos são curados quando descobertos na fase inicial. Por isso, o Palácio Aberto, apresentado pela jornalista Nara Sarmento, enfatizou a importância dos exames preventivos.

WhatsApp Image 2021 10 15 at 17 15 38

Além da transmissão na noite deste sábado (16), o programa será reprisado pela TVE no domingo (17/10), às 23h45. A partir da manhã de domingo (17), o conteúdo estará disponível no canal oficial do governo do RS no Youtube.

Palácio Aberto

O Palácio Aberto é um programa produzido pela Secom com o objetivo de abordar temas de interesse da sociedade tendo como cenário o Piratini, que completou 100 anos em 2021.

A primeira edição, ambientada no Salão Alberto Pasqualini, foi transmitida pelas redes sociais do governo do Estado no dia 3 de setembro e teve como tema a Luta pela Democracia. Com a condução do governador Eduardo Leite e da secretária Tânia Moreira, o programa também lembrou os 60 anos da campanha da Legalidade.

A terceira edição do Palácio Aberto está prevista para ir ao ar pela TVE no dia 30 de outubro.

Texto: Thamíris Mondin
Edição: Marcelo Flach/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul