Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Parque de Itapuã amplia visitas para cinco dias da semana e oferece trilhas e outras atrações

Publicação:

pombas25
Praia das Pombas é uma das opções de lazer do local - Foto: Divulgação/Sema

O Parque Estadual de Itapuã ampliou para cinco os dias da semana em que fica aberto para visitação pública. A partir de agora abre das quartas aos domingos. O parque, localizado em Viamão, é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral e abriga uma das últimas amostras dos ambientes originais da Região Metropolitana. Seu vínculo é com a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura.

Ingressos

Os ingressos podem ser adquiridos diariamente no local, das 9 às 12h e das 13h30 às 17h. Durante o horário de verão, os visitantes podem permanecer no parque das 9 às 20h. O pagamento do ingresso é em dinheiro, ao custo de R$ 16,50 por visitante. Crianças até 12 anos, pessoas com idade igual ou superior aos 60 anos e estudantes com carteira nacional pagam meio ingresso.

A visitação está aberta na Praia das Pombas, que tem capacidade para receber até 350 pessoas por dia.

Opções

O parque oferece infraestrutura com banheiros, vestiários, estacionamento, churrasqueiras e tem vigilância. É necessário que o visitante leve seu próprio alimento. As churrasqueiras são disponibilizadas conforme a ordem de chegada. Além disso, é necessário levar o carvão, pois não é permitido o uso de qualquer tipo de material existente no parque, como lenha e gravetos.

Trilhas

O Parque Estadual de Itapuã conta com serviço de condutores de trilhas. O passeio é realizado por guias ambientais autônomos, capacitados para exercer a atividade e responsáveis pela condução de grupos em segurança nas trilhas de Itapuã.

As trilhas disponíveis são a da Onça, que sai da Praia das Pombas, costeando o Guaíba pela mata ciliar, chegando à praia da Onça. Possui nível de dificuldade fácil e extensão de 1,6 km, com duração aproximada de duas horas e meia.

A trilha da Visão, que sobe o Morro do Campista chegando à Pedra da Visão, oferece vista da Praia de Fora, Lagoa Negra, Morro da Grota e Lagoa dos Patos. Para participar dessa trilha é necessário ter a idade mínima de 15 anos. O nível de dificuldade é médio e a extensão é de 1,4 km. Leva duas horas e meia para o percurso ser completado.

A trilha da Fortaleza começa na Praia da Pedreira, com pontos históricos como a Vila dos Pescadores e as trincheiras da Revolução Farroupilha. Possui nível de dificuldade média, distância de 6,4 km (circular), com mais 5 km de deslocamento a pé até o início da trilha. A duração aproximada é de cinco horas.

Todas as trilhas possuem capacidade máxima de 15 pessoas e o uso de calçado fechado é obrigatório. Para realizar as trilhas é necessário agendar através do e-mail: condutoresitapua@gmail.com.

Mais informações podem ser adquiridas na sede no parque pelo telefone (51) 3494-8083 ou pelo e-mail: cv-itapua@sema.rs.gov.br.

Texto: Catarina Gomes/Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura
Edição: André Malinoski/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul