Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Parque Itapuã inicia última fase do projeto-piloto de reabertura das praias

Publicação:

Parque Itapua
O parque de Itapuã é uma das 23 unidades de conservação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura - Foto: Cláudio Tarta-Divulgação

A quinta e última fase do projeto-piloto de reabertura das três praias do Parque Estadual de Itapuã iniciou-se nesta quarta-feira (12/2). Ele é uma das 23 unidades de conservação (UC) da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura. A iniciativa, inédita em dez anos, liberou o acesso dos visitantes às praias das Pombas, da Pedreira e de Fora, simultaneamente.

O projeto, que começou em janeiro, permitiu à gestão do parque verificar a adaptação das estruturas e estudar a possibilidade de abertura permanente. Em cada fase do piloto foram feitas alterações no cronograma, revezando os dias de abertura e a capacidade de público.

A bióloga e gestora da UC, Dayse Aparecida dos Santos Rocha, classificou a iniciativa como positiva e comemorou o apoio dos visitantes. “É importante lembrarmos que, além de um local turístico, estamos em uma unidade de conservação. Felizmente o público que vem frequentado o parque tem respeitado essa zona de conservação, o que reforça a chance de pensarmos nesse projeto a longo prazo”, reforça.

A partir de agora, a gestão avaliará qual fase do projeto teve a melhor resposta do público para seguir esta programação até o fim do verão.

CRONOGRAMA DE ABERTURA E CAPACIDADE DE VISITANTES ENTRE 12 E 16 DE FEVEREIRO

Quarta, quinta e sexta-feira:
• Praia das Pombas – 200 pessoas
• Praia da Pedreira – 150 pessoas (não tem água potável)
• Praia de Fora – 150 pessoas

Sábado e domingo:
• Praia das Pombas –300 pessoas
• Praia da Pedreira – fechada
• Praia de Fora – 200 pessoas (entrada somente até meio-dia)

Ingresso: R$ 17,75
Pagamento só pode ser feito em dinheiro.
Menores de 12 anos, pessoas com 60 anos ou mais e estudantes com carteira nacional pagam meia-entrada.
Crianças até dois anos de idade são isentas.

Texto: Ascom Sema
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul