Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Estudantes da UFRGS participam de trote consciente no Parque Itapuã

Publicação:

Atividade se propôs a apresentar áreas de atuação profissional em biologia
Atividade se propôs a apresentar áreas de atuação profissional em biologia - Foto: Divulgação/Sema

Cerca de 90 estudantes da Faculdade de Biologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) participaram do Trote Consciente, realizado na última semana no Parque Estadual de Itapuã, em Viamão. A atividade se propôs a apresentar algumas áreas de atuação profissional em biologia e o funcionamento de uma Unidade de Conservação.

Os alunos foram recepcionados no Centro de Visitantes, onde assistiram a uma palestra sobre o Parque Estadual de Itapuã, a biodiversidade local e as regras e orientações de boa convivência.

O parque também promoveu diversas oficinas sobre: anfíbios, confecção de moldes de gesso para pegadas da fauna, capoeira, yoga, tai chi chuan e bioconstrução. Ainda ofereceu atividades como coleta de lixo na Praia de Fora, construção de ponte de corda para passagem da fauna arborícola, trilhas, visita a uma propriedade de agricultores agroecológicos e plantio de mudas no pátio da Escola Estadual Caldas Júnior.

O evento contratou socorristas do Corpo de Bombeiros Civis de Itapuã e segurança, e teve como parceiros o Hospital Colônia Itapuã, que disponibilizou uma ambulância 24h. Por fim, agricultores vizinhos da Unidade de Conservação demonstraram como vivem em uma propriedade da área rural.

Texto: Ascom Sema
Edição: Gonçalo Valduga/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul