Pelotas recebe Caixa dÁgua histórica restaurada
Publicação:
A histórica Caixa dÁgua da Praça Piratinino de Almeida, do município de Pelotas, foi reinaugurada no final da manhã desta quarta-feira (14), após o restauro executado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).A solenidade contou com a presença da ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e do secretário de Estado da Cultura, Luiz Antonio de Assis Brasil, que representou o governador.
A Caixa dÁgua foi importada da França em 1870 e até 2009 ainda fornecia água para a área central da cidade. A importância da história da cidade é especial aqui em Pelotas. Esse monumento maravilhoso é um retrato disso. Mas, não adianta pensar em restauração e recuperação se não pensarmos em ocupação. Esses prédios precisam ser ocupados pela comunidade, eles têm que voltar a ter vida, disse a ministra.
O secretário Assis Brasil reforçou a importância histórica do município. Pelotas, sem dúvida, é o ponto de transcendência do Rio Grande do Sul, tem uma belíssima história, foi um elemento civilizador do Rio Grande, e seu presente é mais promissor ainda. Ficamos felizes de ver essa feliz associação entre o Governo Federal e demais instituições que operaram neste projeto que restaura uma das imagens ícones, não só de Pelotas, mas do Rio Grande do Sul, afirmou.
Luiz Fernando de Almeida, presidente do Iphan, falou sobre o valor histórico da Caixa d´Água. É sem dúvida nenhuma um dos monumentos no Brasil que melhor retrata a arquitetura industrial do final do século XIX. Aqui em Pelotas há uma política de patrimônio séria capaz de fazer diferença na vida de uma cidade, capaz de apontar para novos rumos de desenvolvimento
O prefeito Fetter Junior destacou a atuação do reitor da Universidade Federal de Pelotas na conquista de recursos para recuperar o patrimônio. Obras de enorme valia para a autoestima local. Pelotas tem um patrimônio invejável construído ao longo de 200 anos e não tinha condições de restaurar sozinha. Recebemos como presente essas restaurações que preservam a história e são fundamentais para estimular turismo e gerar recursos e desenvolvimento.
Também participaram da solenidade a superintendente do Iphan no Rio Grande do Sul, Ana Meira, o deputado federal Fernando Marroni, vereadores e autoridades municipais, Cesar Borges e a arquiteta Ana Beltrame, responsável por alguma das restaurações.
No inicio da manhã, o reitor da UFPEL, Cesar Borges, mostrou à ministra e ao secretário da Cultura vários prédios históricos em fase de restauro com destaque para a Casa nº 8 na praça Pedro Osório, considerado o casarão mis refinado de Pelotas, adquirido pela universidade para sediar o Museu do Doce e o Museu de arqueologia. As obras incluem no corpo de técnicos estudantes do curso de restauro da UFPEL e já formou 20 alunos, que agora repassam o conhecimento entre os 200 operários envolvidos. Um projeto de capacitação e qualificação de mão de obra dentro do trabalho de restauro.
A visita na Casa nº 08 encerrou com a apresentação de um grupo de crianças do projeto Pife na Escola, que possibilita aos alunos da escola municipal ferreira Viana o acesso ao estudo da música, complementando formação pessoal e social das crianças.
Depois, a ministra conheceu o prédio do Grande Hotel que vai ser um hotel escola, e o antigo prédio da Brahma, com 6 mil metros quadrados que será um complexo cultural para todas as manifestações artísticas. A agenda da ministra e do secretário segue na noite desta quarta e na quinta-feira em Jaguarão.
Texto e foto: Maria Emília Portella
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305