Perfuração de poço artesiano beneficia comunidade de Manoel Viana

poço artesiano SOP Manoel Viana
Abertura do poço será no assentamento Santa Maria do Ibicuí, comunidade onde vivem 226 famílias - Foto: Isabela Aguiar / Divulgação SOP

A secretaria de Obras e Habitação (SOP) e a prefeitura de Manoel Viana firmaram termo de cooperação técnica para a perfuração de poço artesiano na região rural do município localizado na Fronteira Oeste. O documento foi assinado na quarta-feira (17/7) pelo secretário José Stédile e pelo prefeito Jorge Gustavo Costa Medeiros. A iniciativa ocorrerá no assentamento Santa Maria do Ibicuí, onde vivem 226 famílias.

Stédile destacou que o Programa de Perfuração de Poços é uma importante ferramenta para a redução do déficit de abastecimento de água e para atendimento aos municípios. “Água é qualidade de vida, bem-estar e dignidade às famílias. Seguiremos trabalhando para promover a inclusão social e fortalecer o desenvolvimento regional”, disse, destacando que a iniciativa é liderada pelo departamento de Poços e Redes (DPR) da secretaria.

Atualmente, o assentamento depende de poços artesianos individuais, poços escavados manualmente e de caminhões-pipa para garantir o abastecimento. “A atuação da SOP demonstra o compromisso do governo com as comunidades que mais precisam da presença do poder público”, completou o secretário.

Conforme o prefeito, a demanda era aguardada havia quatro anos pelo município. “Naturalmente, no verão a situação é ainda mais delicada. Só temos a agradecer pela parceria do governo do Estado”, resumiu. Ele lembrou que, pelas características do subsolo da localidade, somente o equipamento da Corsan garantirá o sucesso da iniciativa. “Será um atendimento às famílias em risco social”, concluiu Medeiros.

Texto: Saul Teixeira/Ascom SOP
Edição: Secom