Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

#PODPelaVida: jovens gravam clipe de rap para mobilizar comunidades contra a Covid-19

Publicação:

MAURÍCIO POD
Gravação da música foi em estúdio do Centro da Juventude (CJ) da Lomba do Pinheiro - Foto: Maurício Tonetto / SJCDH

Jovens do Programa de Oportunidades e Direitos (POD) produziram uma música para conscientizar as comunidades onde vivem sobre a importância da prevenção à Covid-19. As gravações ocorreram na última sexta-feira (31/7) no Centro da Juventude (CJ) da Lomba do Pinheiro, um dos bairros de maior incidência da doença em Porto Alegre. O músico Rafa Rafuagi, consultor do POD, orientou os jovens, que ocuparam o estúdio do CJ individualmente, para evitar aglomerações.

O rap foi escrito e composto pelos próprios jovens dos seis CJs – Rubem Berta, Cruzeiro, Restinga e Lomba do Pinheiro, na capital, além de Alvorada e Viamão. Nos Centros, eles têm oficinas de poesia e música, entre outras atividades profissionalizantes, onde são estimulados a utilizar a arte para disseminar mensagens positivas e de conscientização.

"Iniciativas como essas são fundamentais porque têm capacidade de se inserir rapidamente nas comunidades. A música é um instrumento de ótimo alcance para levar a preocupação da necessidade dos cuidados com a doença. As redes sociais reforçam o movimento, que está de parabéns", afirma o secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Mauro Hauschild.

pod pod
Em razão da pandemia de coronavírus, artistas gravaram áudios separadamente para evitar aglomeração no estúdio - Foto: Maurício Tonetto / SJCDH

O rap compõe o tema da campanha #PODPelaVida, que ocorre desde abril nas seis comunidades dos CJs. Os jovens já produziram sabão, máscaras, kits de higiene e proteção, e promoveram campanhas de disseminação de informações para combater fake news. A campanha concorre a um prêmio internacional do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como exemplo global de boas práticas.

"A mobilização em prol de um objetivo comum demonstra que ações coletivas têm impacto real nas vidas das pessoas. Trabalhamos para despertar nos jovens, através da linguagem urbana, das musicas rap e funk, trap e boom bap (gêneros de rap), o comprometimento e a solidariedade, para que todos se tornem multiplicadores de paz", ressalta Rafa Rafuagi.

O lançamento do clipe será na segunda semana do mês de agosto no canal do POD no Youtube.

Confira um trecho da música:

Pleno 2020 essa pandemia matou muita gente, levou muitas vidas
Muitas pessoas tendo a compreensão, ajudando o próximo e fazendo a doação
A higiene é a melhor prevenção contra a Covid, use máscara e evite a aglomeração
Quando chegar em casa passe álcool em gel nas mãos e mate esse vírus com sabão
Acredite, mano, nunca pare de crer
O Covid é só uma fase, tudo vai se resolver
Cuidar de si também é cuidar do outro
É nós por nós em prol do nosso povo

clipe música POD
O lançamento do clipe será na segunda semana de agosto no canal do POD no Youtube - Foto: Maurício Tonetto / SJCDH

O que é o POD

O Programa de Oportunidades e Direitos (POD) é uma política pública pioneira no Brasil, criada para garantir empregos e qualidade de vida para jovens de regiões vulneráveis. Mais de 7 mil já foram atendidos nos bairros Cruzeiro, Restinga, Rubem Berta e Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, além de Alvorada e Viamão. Ele tem financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do governo do Estado.

Cinco prédios novos serão inaugurados em Porto Alegre e Alvorada. É nos CJs que os jovens participam de cursos profissionalizantes, têm aulas, confraternizam e tornam-se multiplicadores de conhecimento e cidadania. A meta do POD é atender anualmente 3,6 mil pessoas entre 15 e 24 anos.

Os investimentos vão além da educação e do mercado de trabalho. O POD trabalha em parceria com a Justiça e promove a reintegração social de jovens que cumprem medida socioeducativa, além de estimular a boa convivência entre a comunidade e a polícia por meio de unidades móveis de segurança e agentes preparados para esse tipo de atendimento.

Texto: Maurício Tonetto/Ascom SJCDH
Edição: Patrícia Specht/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul