Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

População de Sapucaia do Sul recebe serviços do Salvar-Samu

Publicação:

O secretário da Saúde, Osmar Terra, e o prefeito, Marcelo Machado, participam da inauguração de serviços do Salvar-Samu feito através de três ambulâncias e uma equipe de sete médicos, sete enfermeiros, seis técnicos de enfermagem e 15 condutores
Saúde inaugura serviços do Salvar-Samu em Sapucaia do Sul - Foto: Mauro Mattos / Palácio Piratini

O secretário da Saúde, Osmar Terra, e o prefeito de Sapucaia do Sul, Marcelo Machado, fizeram nesta terça-feira (17) a entrega de quatro ambulâncias ao município, que passa a contar com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Salvar-Samu).

Agora, a população terá atendimento pré-hospitalar feito gratuitamente, 24 horas nos sete dias da semana. São duas ambulâncias (uma reserva) de suporte avançado, tipo UTI-móvel, em que o atendimento será prestado por um médico, um condutor socorrista e um enfermeiro, e uma ambulância de suporte básico, com um condutor socorrista e um técnico de enfermagem.

Outra ambulância será de intervenção rápida, usada para agilizar o deslocamento da equipe em caso de necessidade. O Salvar-Samu atende situações em que haja risco à vida.

Terra enfatizou a agilidade do atendimento, uma vez que o socorro será prestado em menos de dez minutos após acionada a Central de Regulação e comprovada a necessidade de deslocamento de uma ambulância ao local da urgência/emergência.

O secretário lembrou que muitas vidas serão salvas, num trabalho feito por muitas mãos que vai beneficiar a população de Sapucaia do Sul. Acrescentou que os serviços do Salvar-Samu vão completar a extraordinária rede disponível à população do município, que já conta com outros programas desenvolvidos pela Secretaria Estadual da Saúde.

Os profissionais que prestarão atendimento no município foram escolhidos a partir de análise curricular feita pelo Samu estadual. Após, cada um deles participou de 120 horas de estágio em bases do Salvar-Samu já em funcionamento. Foram selecionados sete médicos, sete enfermeiros, seis técnicos de enfermagem e 15 condutores socorristas, além do pessoal de apoio.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul