Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Porto Alegre recebe gestores de finanças estaduais de todo o país

Publicação:

Os desafios que envolvem o tema das finanças públicas estarão em debate no Rio Grande do Sul ao longo de três dias da próxima semana. Porto Alegre vai sediar, a partir de segunda-feira (17), a 57ª Reunião do Grupo de Gestores das Finanças Estaduais (Gefin), um dos principais órgãos de assessoramento do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). Organizado pela Secretaria da Fazenda, por meio do Tesouro do Estado, o encontro deverá reunir subsecretários, contadores gerais e assessores técnicos das pastas responsáveis pelas finanças dos estados e do Distrito Federal.

Entre os temas que serão abordados no encontro, as questões do teto dos gastos e as discussões em torno da dívida pública de estados e municípios estarão em destaque. O primeiro dia de debates está reservado a reuniões internas de grupos técnicos. A abertura oficial da 57ª reunião do Gefin acontece às 9h de terça-feira (18), no Master Grande Hotel, que fica no Centro Histórico de Porto Alegre. A programação seguirá até a tarde de quarta-feira (19), sempre no mesmo local.

O objetivo dos técnicos responsáveis pelo acompanhamento da situação fiscal, contábil e financeira dos estados é buscar o equilíbrio fiscal das contas públicas por meio do estudo, desenvolvimento e disseminação de técnicas específicas adotadas pelo Gefin.

O órgão também faz intercâmbio de experiências, soluções e sistemas nas áreas de programação e gestão financeira, execução orçamentária e financeira, escrituração e consolidação de contas (contabilidade pública), transparência fiscal, dívida pública, receita e despesa pública, gestão fiscal, legislação e qualidade do gasto público.

Texto: Pepo Kerschner/Ascom Sefaz
Edição: André Malinoski/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul