Porto da Capital movimenta 32 mil toneladas de cargas em apenas três dias
Publicação:
Em apenas três dias de operação, a contar do último sábado, o Porto de Porto Alegre movimentou mais de 32 mil toneladas de produtos. Com a chegada nesta segunda-feira (16), da embarcação panamenha Ultra Initiator, medindo 190 metros de comprimento por 32 metros de largura, carregada com mais 10 mil toneladas de cloreto de potássio, o Cais Navegantes terá mais uma semana de intensa movimentação.
Conforme o Superintendente de Portos e Hidrovias, Pedro Obelar, o fato comprova que a SPH está no caminho certo quando trabalha com o projeto de expansão da atividade portuária. Nosso Porto sempre teve sua representação forte na economia gaúcha e, esta movimentação intensa que estamos tendo, semana após semana, mostra o potencial que temos para operarmos o sistema de portos e hidrovias com pleno retorno à economia do RS, avaliou.
Obelar falou da importância da intermodalidade na operação portuária. O número de caminhões que circulam pelo pátio do Porto da Capital, durante a operação de carga e descarga, é de no mínimo 50 veículos com apenas um navio atracado. Com três embarcações o número pode triplicar, disse. Ele ressaltou que o Porto de Porto Alegre deve movimentar, até o dia 2 de agosto, mais de 90 mil toneladas de produtos que são base para a indústria de fertilizantes.
Navios
Estão atracados no Cais Operacional Navegantes os navios Eva, Santa Anna e Ultra Initiator. O primeiro chegou no dia 14 de julho com 10,3 mil toneladas de Super Fosfato Triplo e Cloreto de Potássio. O mercante tem uma estrutura de 154 metros de comprimento e 26 de largura e trouxe produto da cidade israelense de Ashdod.
Já no domingo, foi a vez do navio Santa Anna atracar com 12 mil toneladas de cloreto de potássio. A embarcação de bandeira panamenha, trouxe carga originária de Hamburgo, na Alemanha, e após concluir os trabalhos em Porto Alegre, seguirá para a Argentina. O cargueiro mede 190 metros de comprimento por 32 metros de largura e tem apenas seis anos de uso.
Texto e foto: Cristiane Franco
Edição: Redação Sdecom (51) 3210-4305