Práticas sustentáveis em propriedades de Cerro Largo são apresentadas em Dias de Campo
Publicação:
Mais de 100 famílias, grande parte beneficiária da Chamada Pública da Sustentabilidade, participaram do terceiro encontro do 2º Circuito de Dias de Campo de Cerro Largo nesta quinta-feira (18). As principais alternativas de renda e a qualidade de vida do Sítio Três Gerações, da família Scherer, foram demonstradas e debatidas em quatro estações temáticas: criação correta da terneira; forrageiras de inverno e de verão; integração suinocultura, pastagem e bovinos de leite; e sucessão familiar na propriedade rural.
Antes das falas dos especialistas no salão da comunidade de Isabel Norte, os participantes foram a campo para conhecer a propriedade, localizada na linha São Francisco, onde são adotadas práticas sustentáveis, com ênfase em tecnologias, das mais simples às automatizadas, que facilitam o trabalho e possibilitam melhor qualidade de vida. Bovinocultura de leite, suinocultura e piscicultura contribuem na geração de renda da família.
O Dia de Campo, último do circuito de inverno, foi promovido pela Emater/RS-Ascar, Secretaria Municipal da Agricultura e Expansão Econômica e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR). Apoiaram também a realização do evento a Cooperoque e o Banrisul. Entre as autoridades presentes no evento, estavam o prefeito, Rene Nedel, o vice-prefeito, Canísio Roque Schmidt, além do secretário municipal de Agricultura, Leandro José Kunkel, do diretor da Cresol de Cerro Largo, Ernani Spohr, do presidente do Comder, Alberto Donel, do gerente da agência do IBGE de Cerro Largo, Albano Thomas, da coordenadora adjunta da Seapa, Loiva da Cruz, e dos vereadores Inácio Lauermann e Nelson Sulzbacher.
Sucessão familiar
A propriedade está nas mãos da família Scherer há pelo menos 90 anos, perpassando a história de quatro gerações. Emílio e Josefina adquiriram a propriedade, que foi assumida pelo filho Lauro. Com Erica, Lauro constituiu família e hoje, com 93 anos, vê seu filho, nora e netos garantirem a sucessão.
“O Sítio se chama Três Gerações, pois é de uma família formada por homens e mulheres que trabalham e decidem em conjunto”, explica Rosane Scherer, nora de Erica e Lauro e também presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cerro Largo. Há 26 anos, ela e o marido, Prudêncio, vivem na propriedade. “Sempre buscamos fazer o planejamento da gestão da propriedade, desde quando assumimos o desafio da sucessão”, comenta Rosane.
A sucessão da nova geração está sendo preparada com diálogo e busca de qualificação. Os filhos Charles e Matias são técnicos em agropecuária e estudam Agronomia e Medicina Veterinária, respectivamente. “Estamos nos preparando e buscando conhecimento para voltar e avançar ainda mais. Para isso, é importante uma boa convivência familiar, os filhos ouvirem os pais e vice-versa”, reflete Charles.
Criação correta das terneiras
A importância da criação correta das terneiras foi destacada pelo médico veterinário Gustavo Passos. O profissional destacou a relevância do colostro. “Se quisermos uma novilha no pico de sua produção, ela deve ser bem cuidada desde seu nascimento. O animal que receber o colostro, de forma eficiente, terá um crescimento de 100 gramas a mais por dia”, comentou.
Manejo sanitário após nascimento, manejo de gado de corte, condições das instalações, estresse calórico, higiene dos equipamentos e sanidade também foram abordados.
Texto: Assessoria Emater/RS-Ascar
Edição: Redação Secom