Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Prato para Todos leva brinquedos e oficinas de culinária à Praça México

Publicação:

Além das oficinas de culinária, o programa Prato para Todos leva também brinquedos, neste sábado (7), à Praça México, no Jardim Leopoldina, zona norte de Porto Alegre. No interior do ônibus-escola da Central Estadual de Abastecimento do Rio Grande do Sul (CeasaRS), nutricionistas do Sistema Fecomércio/Sesc ministram aulas de aproveitamento integral de alimentos. O evento conta ainda com opções de lazer para crianças, com instalação de brinquedos infláveis do Sesc/RS, parceiro do programa. 

Em caso de chuva, o evento será cancelado e transferido para outra data a ser agendada.

Para evitar desperdício de alimentos
Serão oferecidas duas oficinas com início previsto para as 14h e as 15h30min. Cada uma delas terá duração aproximada de uma hora e vai ensinar receitas para combater o desperdício de alimentos, aproveitando partes não convencionais de frutas e verduras, como cascas, ramas e folhas. A participação nas oficinas é gratuita. 

Prato para Todos 
A operação do programa começa com voluntários oriundos de fazendas de recuperação de drogas, que coletam hortifrutigranjeiros entre os excedentes do pavilhão de produtores na Ceasa/RS. 
Os produtos são classificados e armazenados, para depois compor kits que ainda terão pães doados pela Seven Boys, também parceira do programa.

A Ceasa/RS montou um cadastro de entidades que são beneficiadas e monitoradas sistematicamente, como creches comunitárias, instituições filantrópicas, asilos e entidades oficialmente registradas que tratem de crianças ou pessoas em vulnerabilidade social. 
Além disso, equipou um ônibus com cozinha industrial e o transformou em escola itinerante, com o Sesc como responsável por ministrar aulas nutricionais, percorrendo essas entidades inscritas no programa, que chegam aproximadamente a 300. 

SERVIÇO: 

Pauta: Prato Para Todos

Quando: sábado (7), a partir das 13h

Onde: Praça México (Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, s/n)

Entrada franca.

Texto: Carlos Matsubara/ Ascom CeasaRS
Edição: Léa Aragón/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul