Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Prazo para habilitação ao programa Mais Água RS termina nesta quinta (14)

Com investimento de R$ 8 milhões, iniciativa beneficiará 60 municípios

Publicação:

Card em fundo cinza, no qual está escrito Habitação Regularização Fundiária ao centro, logo abaixo de um ícone formado por um prédio ao centro, um contrato dentro de um círculo no canto inferior esquerdo e um rosto de uma pessoa sorrindo dentro de um círculo no canto inferior direito. No canto inferior direito do Card está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.
-

Termina, à meia-noite desta quinta-feira (14/11), o prazo para os municípios que manifestaram interesse em aderir ao programa Mais Água RS enviarem os documentos para habilitação. As inscrições foram realizadas pelo edital de chamamento público 07/2024, da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab).

A habilitação é feita, exclusivamente, pelo site da Sehab. A pasta adotará as diligências necessárias para a validação dos contemplados, conforme disponibilidade orçamentária.

Com investimento de R$ 8 milhões, o programa vai beneficiar 60 municípios, com prioridade para os que não tiveram nenhuma ação de perfuração de poços nos últimos cinco anos.

Antes da perfuração, é feito um estudo para a escolha do local, o projeto e o termo de referência. Para a habilitação, os municípios devem entregar toda a documentação exigida pela Sehab e terem o plano de trabalho analisado e aprovado pelo Departamento de Poços e Redes (DPR).

Acesso à água potável

O programa Mais Água tem o objetivo de promover políticas públicas de interesse social, por meio da perfuração de poços tubulares profundos e da construção de redes de água em áreas urbanas e pequenas comunidades.

A perfuração de poços permite a captação de águas subterrâneas com certificação de vazão e potabilidade, e as redes viabilizam a distribuição e o abastecimento, garantindo o direito ao acesso à água potável para consumo humano.

O Mais Água integra a Política Habitacional de Habitação de Interesse Social. 

Texto: Maria Emilia Portella/Ascom Sehab
Edição: Felipe Borges/Secom

 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul