Pré-adolescência é retratada em dramas exibidos pela Cinemateca Paulo Amorim
Publicação:
Dois dramas estreiam, nesta sexta-feira (10), a Cinemateca Paulo Amorim da Casa de Cultura Mario Quintana. Um deles trata sobre Michael, um menino de 10 anos que acaba de se mudar para Paris. O outro, sobre Cyrill, que prestes a completar 12 anos, é um garoto rebelde e inconformado.
Michael, vivido pela jovem Zoe Héran, é protagonista do filme Tomboy, de Céline Sciamma. Na verdade, seu nome é Laure, no entanto, nunca se sentindo bem como menina, ela resolve se apresentar como sendo garoto ao se mudar para a nova cidade. A situação vai se tornando complicado quando Michael desperta a paixão de Lisa, uma garota da turma. Sem exageros, a cineasta Celina Sciamma trata questões de gênero e sexualidade de forma delicada e eficaz.
O Garoto da Bicicleta, dos irmãos belgas Jean-Pierre e Luc Dardenne, tem como pano de fundo o abandono. Cyrill, vivido pelo jovem Thomas Doret, foi deixado por seu pai em um orfanato. Inconformado, ele resolve procurá-lo. E meio ao seu momento de revolta, ele conhece Samantha, vivida pela francesa Cécile De France, uma cabeleireira solitária que resolve ajudá-lo. O filme foi o vencedor do grande prêmio do júri do Festival de Cannes no ano passado.
Os demais filmes em cartaz são As Aventuras de Tintim - O Segredo do Licorne, de Steven Spielberg; Minhas Tardes com Margueritte, de Jean Becker; O Palhaço, de Selton Mello; Inquietos, de Gus Van Sant; A Fonte das Mulheres, de Radu Mihaileanu; O Espião que Sabia Demais, de Tomas Alfredson; A Pele que Habito, de Pedro Almodóvar; Um Conto Chinês, de Sebastián Borenstein; e Tudo Pelo Poder, de George Clooney. Os horários e mais detalhes sobre as produções podem ser conferidos no link www.ccmq.com.br.
Texto: Maria Emilia Portella
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305