Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Prefeitos elogiam agilidade do governo do Estado no socorro a vítimas de temporal

Publicação:

Os prefeitos dos vales do Rio Pardo e Taquari elogiaram, nesta terça-feira (28), em Vera Cruz, a rápida resposta do governo gaúcho no atendimento às demandas dos municípios atingidos pelo temporal do último final de semana. Em Venâncio Aires, o prefeito decretou situação de emergência já no domingo à noite, após mais de 700 casas serem atingidas pelo granizo. O Estado mostrou muita rapidez, e as telhas já estão sendo distribuídas principalmente às famílias carentes, afirmou o prefeito Airton Artus.

Na segunda-feira (27), a Defesa Civil, em uma manobra ágil, enviou 2 mil telhas ao município, que sofreu a segunda enchente em menos de 60 dias com a subida do rio Taquari. De acordo com Artus, o granizo prejudicou principalmente as lavouras de fumo. Cerca de 15% delas devem ser afetadas, disse. No município de Mato Leitão, 285 famílias tiveram estragos devido ao temporal. Recebemos carregamento de telhas e já iniciamos a distribuição, contou o prefeito Carlos Bohn.

Na entrega das telhas, foram priorizadas as pessoas que ficaram desalojadas. Com a ajuda da Defesa Civil, conseguimos resolver grande parte dos problemas, destacou Bohn. Em Vera Cruz, cerca de 170 casas foram danificadas. A prefeita Rosane Petry também elogiou o trabalho prestativo do Corpo de Bombeiros no dia do evento climático. Ela relatou perdas em estufas de fumo na região rural do município. Já recebemos 1,8 mil telhas, lembrou.

Além dos 18 municípios que decretaram situação de emergência até a tarde desta terça-feira (29), outros dez já enviaram notificação de danos: Triunfo (região Carbonífera), Santa Cruz do Sul, Passo do Sobrado (Vale do Rio Pardo), Dois Irmãos (Vale do Rio dos Sinos), Lagoa Bonita do Sul, Sobradinho (Serra), Novo Xingu (Produção), Santo Antônio da Patrulha (Grande Porto Alegre), Viadutos (Alto Uruguai) e Santana da Boa Vista (Sul).

Portal do Estado do Rio Grande do Sul