Prêmio Pesquisador Gaúcho 2011 será entregue nesta quinta na Fiergs
Publicação:
Os destaques da pesquisa gaúcha que estão contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado serão reconhecidos na solenidade do Prêmio Pesquisador Gaúcho, nesta quinta-feira (17), às 17 horas, na Fiergs, dentro do Congresso Internacional da Inovação.
Os trabalhos e trajetórias dos pesquisadores que estão sendo reconhecidos possuem contribuições importantes como: projetos no âmbito das políticas orientadas para a igualdade dos direitos humanos e fundamentais na ordem jurídica brasileira; estudos clínicos utilizando células-tronco em pacientes com lesão neurológica crônica, que apresentavam epilepsia não controlada com medicamentos e desenvolvimento de vacinas recombinantes, entre outros.
Novas categorias
O Prêmio está trazendo três novas categorias com foco na inovação que são: Pesquisador na Empresa, que visa à integração do meio acadêmico com o meio empresarial, a Tese Inovadora para recém-doutores e o Piá Inovador , buscando estimular a participação de alunos de graduação e de ensino técnico em projetos inovadores.
O Piá Inovador é um jovem, André Stringhi Flores, graduando em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos/Unisinos, pesquisador em Inovação Tecnológica, Nanotecnologias e Gestão da Inovação, integrando o Fórum de Competitividade em Nanotecnologias, fazendo parte do Conselho de Marcos Regulatórios e Mercado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), objetivando o fomento das nanotecnologias no Brasil. Ele dedicou-se à produção de conhecimento científico voltado à Gestão Estratégica da Inovação nas empresas, através dos Benefícios fiscais de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e também em Marcos Regulatórios em Nanotecnologias.
Tese Inovadora
A Tese Inovadora é de Rafael Prikladnicki, professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da PUCRS e atual Diretor da Agência de Gestão Tecnológica (AGT) da Universidade. Na sua trajetória como pesquisador destaca-se o trabalho realizado em Engenharia de Software, contribuindo para o desenvolvimento de três áreas de pesquisa em âmbito nacional: desenvolvimento distribuído de software (DDS), qualidade de software e metodologias ágeis para desenvolvimento de software. Neste sentido, destaca-se o trabalho desenvolvido na área de DDS, com foco no entendimento do papel do Brasil na globalização de Tecnologia da Informação.
O agraciado do Prêmio Pesquisador na Empresa é Carlos Alejandro Figueroa que atuou na empresa Plasmar de Caxias do Sul. Carlos possui graduação em Ciências Químicas pela Universidade de Buenos Aires (UBA, Argentina) e doutorado e pós-doutorado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, Brasil). Especializou-se em nitretação a plasma de alta tensão na ANSTO (Austrália). Atualmente é Professor do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade de Caxias do Sul-RS.
O projeto como pesquisador na empresa, realizado na empresa Plasmar de Caxias do Sul: visou o desenvolvimento do primeiro equipamento brasileiro de PVD por magnetron sputtering para deposição de revestimentos funcionais de alta dureza. Esses revestimentos, de modo geral, aumentam significativamente a vida útil e o desempenho de peças e componentes de várias indústrias, principalmente da cadeia automobilística nacional, que hoje apresenta expressivos índices de crescimento em termos de investimentos diretos estrangeiros. O novo equipamento poderá substituir importações.
Pesquisador Destaque
Na Categoria Pesquisador Destaque serão contempladas sete áreas do conhecimento que são as seguintes:
- Destaque em Ciências Humanas e Sociais: Ingo Wolfgang Sarlet - PUC/RS- que desenvolveu projetos no âmbito das políticas orientadas para a igualdade dos direitos humanos e fundamentais na ordem jurídica brasileira;
- Destaque em Ciências da Saúde: Jaderson Costa da Costa - PUC/RS, que realizou estudos clínicos utilizando células-tronco em pacientes com lesão neurológica crônica;
- Destaque em Ciências Agrárias: Odir Antônio Dellagostin - UFRGS, que trabalhou no desenvolvimento de vacinas recombinantes, utilização de BCG como vetor de vacina, vacina contra leptospirose e contra pneumonia enzoótica suína.
- Destaque em Economia e Administração: Pedro Cezar Dutra Fonseca - UFRGS , realizou estudos das variáveis institucionais e políticas, associadas às variáveis econômicas e tecnológicas, para explicar o desempenho das economias no longo prazo;
- Destaque em Educação e Psicologia: Cláudio Simon Hutz - UFRGS, realizou pesquisas no desenvolvimento, validação e normatização de bateria para avaliação do ajustamento emocional de adolescentes e desenvolvimento, validação e normatização de instrumentos de avaliação da personalidade;
- Destaque em Artes e Letras: Juracy Ignez Assmann Saraiva - FEEVALE realizou pesquisas voltadas para os estudos linguísticos e literários e para outras expressões artísticas;
- Destaque em Ciências Biológicas e medalha Sylvio Torres: João Antônio Pêgas Henriques - UCS/RS; realizou a investigação de proteínas implicadas na reparação das pontes intercadeias ao DNA e nos mecanismos moleculares do reparo de danos ao DNA gerados por novas drogas anticâncer. O pesquisador também é agraciado com a Medalha Sylvio Torres por ter, ao longo de sua vida, contribuído, extraordinariamente, para o desenvolvimento científico, tecnológico, social, econômico do Estado do Rio Grande do Sul.
Prêmio
O Prêmio Pesquisador Gaúcho é uma realização da FAPERGS, sendo um evento integrado ao Congresso Internacional da Inovação (promoção do Sistema FIERGS), com o objetivo de premiar pesquisadores das áreas científicas e tecnológicas que contribuíram significativamente para o desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul. Uma formação da Tríade: Governo, comunidade científica e meio empresarial, destacando a importância do investimento em ciência e tecnologia e inovação como alavanca para o desenvolvimento do Estado.
Este ano, o evento terá também, uma referência especial ao Ano Internacional da Química, fazendo uma homenagem ao pesquisador e professor da UFRGS- Jairton Dupont, único representante do Brasil e da América Latina a figurar entre os 100 maiores químicos do mundo elaborado pela empresa Thomson Reuters, que tradicionalmente mapeia as publicações científicas mundo afora.
Histórico do Prêmio Fapergs
Em 1977 a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul instituiu um prêmio constituído de Medalha de Ouro e Diploma, com o objetivo de premiar os esforços desenvolvidos pelos pesquisadores do Rio Grande do Sul que tivessem contribuído de maneira significativa para o desenvolvimento técnico-científico do Estado. O prêmio era individual e concedido a cada dois anos. Desde 1977 foram realizadas 15 edições do Prêmio Fapergs, sendo a última em 2007. O evento teve um intervalo, por que a Fundação teve uma redução significativa do seu orçamento para investir em pesquisa, o que está sendo recuperado agora, numa nova fase e com um novo formato, enfocando a inovação tecnológica.
Para o secretário da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (SCIT), Cleber Prodanov, o fomento das relações da tríplice hélice - governo, comunidade científica e empresas - é um dos papéis do evento. É mais uma oportunidade de popularização da ciência, apresentando para comunidade a qualidade dos pesquisadores e das pesquisas no Estado, salientou.
Texto: Marcia Borges Ferreira da Costa
Edição: Redação Secom - fone (51) 3210-4305