Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Prêmios Pesquisador Gaúcho e Jovem Talento Científico Gaúcho serão lançados nesta segunda, dia 26

Publicação:

Sict card
-

A edição 2021 dos prêmios Pesquisador Gaúcho e Jovem Talento Científico Gaúcho será lançada na segunda-feira (26/7), às 11h. O evento contará com a presença do secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís Lamb, e dos diretores da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) Odir Dellagostin, Rafael Roesler e Mauro Mastella. A live poderá ser acompanhada nos canais da Fapergs no Facebook e YouTube.

O tema do Prêmio Pesquisador Gaúcho neste ano é “A ciência a serviço da sociedade”, destacando a contribuição da ciência no combate à pandemia e o seu potencial em gerar inovação, riquezas e bem-estar, contribuindo para uma sociedade melhor.

O Prêmio Jovem Talento Científico Gaúcho chega à terceira edição e reconhece alunos que tenham participado de olimpíadas de conhecimento estudantis, com o propósito de incentivar que esses jovens sejam os pesquisadores reconhecidos de amanhã.

As indicações deverão ocorrer no período de 26 de julho a 27 de agosto.

Confira aqui o regulamento.

A Fapergs também homenageará uma personalidade que contribuiu de forma extraordinária para o desenvolvimento científico ou tecnológico do Rio Grande do Sul, concedendo a Medalha Mérito Sylvio Torres.

Torres foi um médico veterinário, professor e pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) que contribuiu para o avanço do conhecimento nas áreas de microbiologia e parasitologia veterinária. Também foi um dos responsáveis pela criação da Fapergs, exercendo o cargo de diretor Científico, além de ter integrado o Conselho Deliberativo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Além da distinção aos pesquisadores, empresas e profissionais de comunicação, também serão reconhecidos os Jovens Talentos Científicos Gaúchos, uma ação do projeto Educar para Inovar, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), em parceria com a Fapergs e a Secretaria da Educação (Seduc). A premiação visa reconhecer alguns dos estudantes de escolas estaduais gaúchas que conquistaram a medalha de ouro em olimpíadas estudantis.

A programação será divulgada posteriormente nos canais da Fapergs.

Texto: Ascom Sict
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul