Presídio Feminino Madre Pelletier é remodelado
Publicação:

Com uma parte do projeto finalizada, os trabalhos do Governo do Estado, por meio da Secretaria das Obras Públicas, seguem trazendo melhorias ao Presídio Feminino Madre Pelletier, de Porto Alegre. A reforma é composta por diversas etapas e já estão finalizados projetos das celas e da Unidade de Saúde que será construída no local, restando apenas o projeto da creche, que está em andamento.
As 64 celas permitirão a acomodação de um total de 384 apenadas. Um dos diferenciais é o projeto de monitoração dos agentes. A construção permite que esse acompanhamento seja feito por cima das celas, evitando o contato direto das apenadas com os servidores, explica a arquiteta responsável pelo projeto Lisiane Manassi Gomes.
Unidade de Saúde já foi aprovada
Com o aproveitamento de espaços existentes, será construída uma Unidade de Saúde, dentro da casa prisional. O projeto foi aprovado, sem ressalvas, no início do mês de julho, pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs). O projeto de instalação de unidades de saúde para os apenados abrange três casas prisionais do Estado: Presídio Central, Charqueadas (Pasc) e Penitenciária Feminina Madre Pellettier. A Secretaria das Obras Públicas vai trabalhar na reforma estrutural, hidráulica e elétrica dessas unidades, possibilitando o atendimento das apenadas no local, evitando custos e riscos de deslocamentos. O Termo de Ajustamento de Conduta foi firmado pelo Ministério Público com as secretarias estaduais envolvidas: Saúde, Segurança e Obras Públicas.