Presídio Regional de Caxias do Sul realiza aula inaugural do Programa Brasil Alfabetizado
Publicação:
Em Caxias do Sul, na Região Serrana do Estado, o presídio regional dá início nesta semana a um projeto inédito, cujo objetivo é proporcionar aos detentos a oportunidade de concluir ou iniciar a educação básica, viabilizando o aprendizado da escrita e leitura. A aula inaugural do Programa Brasil Alfabetizado acontece nesta quarta-feira (30), já contando com 15 alunos, detentos do regime fechado da casa prisional. As aulas ocorrerão todas as sextas-feiras e possuem término previsto para dezembro, onde os apenados receberão o certificado do Ministério da Educação (Mec).
O projeto é uma realização do presídio por meio do Programa Brasil Alfabetizado e conta com o apoio da Secretaria da Educação de Caxias do Sul (Smed). Além dessa parceria, cursos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) também acontecem no presídio.
Ressocialização
Para a psicóloga do presídio, Daiane Carbonera, essas ações não se tratam somente de ressocialização, mas sim socialização. “Quem cumpre pena, salvo algumas exceções, são pessoas que passaram por diversas privações e que, não sendo acompanhadas por todas as instâncias sociais, acabaram chegando ao sistema prisional”, afirma.
Já o professor Adriano Gomes Morandi, que irá ministrar as aulas, acredita que o projeto auxilia os apenados a explorarem novas alternativas de vida. “As ações oportunizam um novo senso crítico, e até mesmo a reflexão”, comenta.
Texto: Imprensa Susepe
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305