Primeira turma do Pronatec Campo se forma em Águas Claras
Publicação:

O ministro interino do Desenvolvimento Agrário (MDA), Laudemir Müller, participou da formatura de 40 alunos do curso de Agricultura Familiar do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego do Campo - Pronatec Campo. O objetivo foi homenagear os estudantes da primeira turma do Pronatec Campo em assentamentos do país. A cerimônia foi realizada neste sábado (13), no assentamento Filhos de Sepé, em Águas Claras, no município de Viamão (RS) e teve a participação do secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do RS (SDR/RS), Elton Scapini.
Durante a formatura, realizada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS (IFRS), o coordenador da Coperav (Cooperativa dos Produtores Orgânicos da Reforma Agrária de Viamão), Huli Zang, afirmou que "temos que levar adiante o desafio de não parar de estudar". A manifestação emocionada foi para todos os formandos, mas em especial para Leonildo Zang (61 anos) e Julieta Zang (64 anos), pais do coordenador, que se formaram nesta turma do Pronatec Campo.
A formatura coincidiu com a comemoração dos cinco anos de criação da Coperav. Ao parabenizar a cooperativa, Laudemir Muller chamou a atenção para o mercado em expansão na área de produtos agroecológicos e da necessidade dos trabalhadores do campo estarem cada vez mais organizados. Disse que "a produção agroecológica é boa pra quem produz e pra quem consome. Por isso, temos que nos organizar para vendê-la e ampliar os mercados".
Para o secretário Elton Scapini, tão difícil quanto romper com as barreiras do latifúndio é romper com as cerca da educação elitizada. Segundo ele, o Prouni, o Pronatec e a expansão das universidades permitem este rompimento. Scapini afirmou ainda que a Coperav, em apenas cinco anos de atividade, avançou muito e é referência em produção de arroz orgânico no Brasil, além de ser uma das beneficiárias das políticas do cooperativismo implantadas pelo governo gaúcho.
Curso
Com carga de 200 horas, o curso foi iniciado em maio deste ano. Entre as disciplinas trabalhadas em sala de aula estão Projeto Integrador, Noções Básicas dos Processos Agroindustriais, Gestão e Empreendedorismo na Propriedade Rural, Produção Vegetal, Produção Animal e Orientação Profissional e Cidadã – todas relacionadas às atividades dos agricultores familiares.
O Governo Federal criou o Pronatec em 2011 para ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica a estudantes, trabalhadores, pessoas com deficiência e beneficiários dos programas sociais. A ação é parte de uma estratégia de desenvolvimento, em escala nacional, que busca integrar a qualificação profissional de trabalhadores com a elevação da escolaridade, servindo como instrumento de fomento ao desenvolvimento profissional, de inclusão e de promoção do exercício da cidadania.
Texto: Roger da Rosa (SDR) e Ranyelle Andrade (MDA)