Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Primeira turma do Rampas para o Futuro conclui curso

Publicação:

Rampas para o Futuro 2
Secretário Hauschild destacou que o incentivo externo, seja da família ou da sociedade, foram fundamentais para a sua trajetória - Foto: Alefer Dias / Divulgação / SJSPS

A Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS) e a Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase), em ação conjunta com o Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee), o Instituto de Popularização do Direito (Ipod) e o Instituto Brasileiro de Educação em Direitos e Fraternidade (IEDF), formaram, na sexta-feira (17/12), a primeira turma do Projeto Rampas para o Futuro/Falando Direito RS. Os quatro jovens que concluíram o Curso de Ocupações Administrativas já iniciaram estágio na SJSPS.

Participaram da cerimônia, no auditório do Centro Administrativo do Estado, o secretário de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, Mauro Hauschild, a diretora do Departamento de Justiça, Daniela Rezner, a promotora de justiça Luciana Casarotto, a defensora pública Andreia Paz Rodrigues, a coordenadora pedagógica da Fase, Clarissa Quadros, representando a presidente Sônia D’Avila.

Virtualmente participaram o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Reynaldo Soares da Fonseca, a presidente do IEDF, Sandra Taya, e a vice-presidente do IEDF, Rafaela Brito, além de jovens atendidos pelo programa e familiares.

“É uma honra muito grande ser a paraninfa da primeira turma. Agradeço mais uma vez a dinâmica que foi feita entre o poder público, a iniciativa privada, voluntários e alunos. Na vida, a gente pode cair, e a gente cai, somos seres humanos, mas a gente recomeça, e, quando a gente recomeça com todo esse aparato, é a vida sorrindo novamente para vocês. Que, com o que aprenderam, vocês possam multiplicar e se tornar protagonistas da vida de vocês’, disse a vice-presidente do IEDF, Rafaela Brito, escolhida paraninfa da turma.

Hauschild recordou sua trajetória estudantil e profissional, lembrando que o incentivo externo, seja da família ou da sociedade, foram fundamentais para ele, assim como também é para os formandos. “A minha rampa para o futuro foi o incentivo dos meus pais, que, mesmo diante de toda dificuldade, da baixa instrução, conseguiram olhar para frente. E isso é possível para qualquer um, desde que a gente acredite, se dedique, aja com honestidade, seriedade, transparência, saiba enfrentar os desafios diante das dificuldades”, afirmou.

Representando a Fase, a pedagoga Clarissa Quadros destacou que a parceria estabelecida com essa iniciativa é um processo de cidadania, principalmente, no que diz respeito à profissionalização.

Uma jovem egressa da fundação, formanda da turma, agradeceu à equipe do projeto e da Fase pela dedicação no período em que cumpriu medida socioeducativa. “Quero agradecer a oportunidade; podem ter certeza que seremos sempre muito gratos por tudo isso, pelo reconhecimento e pela confiança. Foi uma experiência extraordinária, e tudo isso aqui tem sido um grande aprendizado”, concluiu.

Sobre o projeto

A iniciativa ofereceu a egressos e socioeducandos que cumprem Internação com Possibilidade de Atividade Externa (ICPAE) a formação na área administrativa e a realização de estágio em departamentos da SJSPS e do Centro Administrativo do Estado.

Inicialmente, contemplou 10 vagas, oito para egressos da Fase e dois para jovens em ICPAE, sendo que quatro concluíram o curso.

Texto: Ascom Fase
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul