Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Primeira unidade do Tudo Fácil no interior do Estado completa quatro anos em Lajeado

Espaço soma mais de 140 mil atendimentos e consolida atuação dos serviços do governo do Estado no Vale do Taquari

Publicação:

Foto mostra imagem da sala da agência, com muitos guichês na cor cinza claro e cadeiras laranjas e sobre eles computadores. Ao fundo, a logomarca do Tudo Fácil e listas amarelas vermelhas e verdes decorando as paredes.
Serviços relacionados ao IGP e ao DetranRS são os mais procurados na unidade, além da entrega de documentos - Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

A primeira unidade da rede Tudo Fácil instalada no interior do Estado completou, na terça-feira (23/12), quatro anos de funcionamento em Lajeado, registrando 143.728 atendimentos acumulados desde o início das atividades. Os dados constam em relatório do governo do Estado, por meio da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG).

Desde o início da operação, a unidade localizada no Shopping Lajeado (BR-386, km 346, bairro São Cristóvão) apresentou crescimento contínuo no volume de serviços prestados. No primeiro ano, foram realizados 9.864 atendimentos. Em 2023, o número passou para 27.950, avançou para 51.306 em 2024 e alcançou 54.608 atendimentos em 2025.

Entre 2022 e 2025, o Instituto Geral de Perícias (IGP) concentrou o maior volume de atendimentos, com 53.685 registros, seguido pela entrega de documentos, com 40.464 atendimentos, e pelo DetranRS, com 22.684. Esses três serviços responderam pela maior parte do fluxo da unidade no período analisado.

Também tiveram participação relevante os atendimentos do Procon, da Fgtas/Sine, do IPE Saúde e da emissão de CPF, além de serviços vinculados à Corsan, IPE Previdência e órgãos municipais.

Atuação regional 

Inaugurada em 2021, a unidade Tudo Fácil Lajeado foi a primeira central instalada no interior do Rio Grande do Sul. A agência atende não apenas a população do município, mas também usuários do Vale do Taquari e regiões próximas, funcionando como ponto de referência para o acesso a serviços públicos estaduais.

A operação da unidade é vinculada ao governo do Estado, sob a gestão da SPGG, integrando o processo de interiorização e ampliação da rede Tudo Fácil.

Rede Tudo Fácil

Instituído em 1998, o Tudo Fácil concentra, em um mesmo ambiente, serviços públicos de grande procura, com modelo de atendimento integrado e híbrido, voltado à ampliação do acesso e à inclusão digital e social. A rede possui atualmente dez unidades em funcionamento e segue em processo de expansão, com novas centrais em implantação nos municípios de Canoas, Uruguaiana e Tramandaí.

Além da estrutura instalada em Lajeado, o programa está presente em Porto Alegre, com unidades no Centro, na Zona Norte e na Zona Sul, e também nos municípios de Caxias do Sul, Gravataí, Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande e Santa Maria.

A rede conta ainda com uma unidade móvel, que percorre diferentes regiões do Estado para aproximar os serviços públicos da população. Entre os dias 5 e 16 de janeiro, a unidade móvel estará em Tramandaí, reforçando o atendimento durante o período de maior fluxo no litoral.

Texto: Marcelo Bergter/Ascom SPGG
Edição: Secom
Portal do Estado do Rio Grande do Sul