Pró-Esporte aprova 14 projetos desportivos com investimento total de R$ 3,3 milhões

Esporte card
-

A Câmara Técnica do Pró-Esporte RS, em reunião realizada nesta terça-feira (28/1), aprovou 14 projetos desportivos que somam investimentos de cerca de R$ 3,3 milhões nas modalidades de futsal, atletismo, jiu-jitsu, natação, voleibol e automobilismo. O encontro ocorreu na Secretaria do Esporte e Lazer (Sel), no Centro Administrativo do Estado, em Porto Alegre.

O secretário adjunto em exercício da pasta, Lucas Ceccacci, informou sobre o Projeto de Lei 01/2020. Em votação na Assembleia Legislativa, prevê a redução do percentual de contrapartida da empresa patrocinadora de projetos esportivos para o Fundo do Pró-Esporte de 25% para 10% e 5%. O programa atua por meio de duas ferramentas: a Lei de Incentivo ao Esporte (Lie), vinculada ao ICMS; e o Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte, realizado por meio de editais.

Na modalidade futsal foram aprovados oito projetos. O AGE - Atleta do Futuro, da Agremiação Guaporense de Esportes, vai investir o recurso para preparar e subsidiar a categoria de base para disputar o campeonato Liga Gaúcha de Futsal. O Cerro Largo Futsal 2020, da Associação Cerrolarguense do Futsal, irá aplicar o valor para subsidiar a equipe de alto rendimento na competição Liga Gaúcha 2 de Futsal do RS.

A Educa BGF, de Bento Gonçalves Futsal, destinará o recurso no projeto que tem a finalidade de ampliar o atendimento às crianças e adolescente de baixa renda do município de Bento Gonçalves.

O Formando Campeões, do Clube Esportivo e Recreativo Atlântico de Erechim, irá investir no atendimento das categorias sub 15 da Liga Gaúcha de Futsal e sub 20 da Federação Gaúcha de Futsal na disputa do estadual no ano de 2020.

O Guarani Futsal 2020, do Guarani Futebol Clube de Frederico Westphalen, vai aplicar o valor para subsidiar a equipe de alto rendimento na competição da Liga Gaúcha 2 de Futsal no RS.

O Horizontina Futsal 2020, do Instituto Regional de Desenvolvimento Turístico, Esportivo e Cultural de Horizontina, irá investir na preparação da equipe de alto rendimento para a competição da Liga Gaúcha 1 de Futsal do RS.

O Marau Futsal 2020, da Associação Marauense de Futsal, vai destinar o recurso para dar o suporte necessário para manter a equipe de alto rendimento na disputa da Liga Gaúcha 1 de Futsal masculina organizada pela Liga Gaúcha de Futsal.

O projeto Um Salto para o Novo Jacuí, da Associação Desportiva e Cultural Hip Hop de Salto do Jacuí, irá investir no atendimento da equipe de futsal da cidade na disputa do Campeonato Estadual de Futsal.

Na modalidade de automobilismo dois projetos foram contemplados. O Nova Hartz no Automobilismo 2020, da Liga Esportiva de Nova Hartz, vai aplicar o recurso para dar continuidade na participação do atleta Aldoir Sette e da equipe da Liga Desportiva de Nova Hartz no Campeonato Brasileiro de Endurance 2020. O Turismo Nacional, da Associação Desportiva Santacruzense, irá investir na participação da equipe de automobilismo da associação no Campeonato Brasileiro de Turismo Nacional 2020.

O projeto ADCH em Destaque, da Associação Desportiva e Cultural Hip Hop de Salto do Jacuí, vai investir o recurso na equipe de alto rendimento de atletismo da entidade em 2020. Com o investimento serão atendidos 50 atletas dos 7 aos 75 anos de idade. O projeto Campeonatos de Natação Paralímpica 2020, do Grêmio Náutico União, vai destinar o valor para subsidiar as passagens aéreas e hospedagens da equipe de natação paralímpica participar de seis competições nacionais que ocorrem em 2020.

O projeto Voleibol Nova Petrópolis Revelando Novos Talentos, da Associação Nova Esportes Recreação e Lazer, vai investir o valor na manutenção dos trabalhos de atendimento de 250 crianças e adolescentes na prática do vôlei. O projeto Competição Jiu-Jitsu 2020, da Associação de Gerenciamento de Projetos Sociais, vai aplicar o recurso para que os 13 atletas da sua equipe de jiu jitsu possam participar de campeonatos nacionais e internacionais.

Texto: Ascom Sel