Programa Comunidades Inovadoras promove qualificação para empreendedores em Pelotas
Iniciativa estimula a inovação social, a inclusão digital e o fortalecimento socioeconômico
Publicação:

Na região Sul, tem governo do Estado. O Programa Comunidades Inovadoras, desenvolvido pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) em parceria com a Central Única das Favelas (Cufa), promoveu mais uma atividade nesta quarta-feira (18/9), com a realização do circuito de empreendedorismo em Pelotas. Pequenos empresários e empresárias foram chamados a falar sobre suas experiências, participando de uma roda de conversa com as palestrantes convidadas, especialistas em áreas como marketing digital e desenvolvimento profissional.
Atento às explanações, William de Souza Barros é proprietário de um ateliê de costura no Bairro Barro Duro, em Pelotas, onde mora. Ele participou da atividade em busca de conhecimentos que contribuam com a expansão do seu negócio. “Também pretendo implementar um projeto para ensinar as pessoas da minha comunidade as técnicas de costura.”
Mentalidade empreendedora
Nesta edição, o circuito de empreendedorismo contou com a participação da cofundadora da Impora Company, advogada, mestre em direito e em educação, Paola Porto. À plateia, a palestrante falou sobre a construção de uma mentalidade empreendedora. “Isso faz parte do que queremos ser. A partir dessa decisão, é possível traçar um caminho, objetivos e, consequentemente, encontrar inspirações, conteúdos e vivências que constroem essa mentalidade”, mencionou.
A criação de marca e valor aos negócios foi assunto abordado pela publicitária, especialista em marketing e inovações em comunicação, sócia e CEO do Instituto Sigales, Nanda Fersula. “Ter uma identidade de marca, personalidade com coerência e consistência, fará com que as pessoas olhem o produto e reconheçam que é um trabalho de vocês. A percepção também tem impacto no preço final de comercialização”, orientou, ao citar exemplos de grandes projetos nacionais.
O evento, que ocorreu no espaço do Comunidades Inovadoras Pelotas, na Praça CEU, contou com a operacionalização da Central Única das Favelas (Cufa), com a parceria da Rede RS Startup e o apoio da Prefeitura de Pelotas. O próximo encontro será em Santa Maria, dia 10 de outubro.
Comunidades Inovadoras
O programa Comunidades Inovadoras implantou quatro espaços comunitários para ofertar cursos diversos. As localidades escolhidas foram Nova Santa Marta (Santa Maria), Restinga (Porto Alegre), Nossa Senhora de Fátima (Caxias do Sul) e Areal/Dunas (Pelotas).
A iniciativa integra o eixo de inclusão do RS Seguro, programa transversal do governo do Estado na área de segurança pública, e tem como objetivo promover a inovação social, a inclusão digital e o fortalecimento socioeconômico em territórios vulneráveis do Rio Grande do Sul. Através da medida, implementada na gestão Eduardo Leite, o governo reforça a presença local e garante apoio à população diretamente nas comunidades.
Texto: Édson Coltz/Ascom Sict
Edição: Secom