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Programa do Estado de incentivo à compra da casa própria chega à marca de 2 mil certificados de concessão de subsídios

Outra novidade é a otimização do fluxo administrativo interno para a emissão de certificados

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Card em fundo cinza, no qual está escrito Habitação Regularização Fundiária ao centro, logo abaixo de um ícone formado por um prédio ao centro, um contrato dentro de um círculo no canto inferior esquerdo e um rosto de uma pessoa sorrindo dentro de um círculo no canto inferior direito. No canto inferior direito do Card está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.
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O Porta de Entrada, programa do governo do Estado de incentivo à compra da casa própria, chegou à marca de 2 mil Certificados de Concessão de Subsídio (CCS) nesta sexta-feira (28/2). O documento permite a assinatura do contrato de financiamento habitacional, garantindo o valor subsidiado de R$ 20 mil, como parte do pagamento da entrada do imóvel.

Outra novidade é a otimização do fluxo administrativo interno para a emissão do CCS. Foi publicada quinta (27/2), na segunda edição do Diário Oficial do Estado (DOE), a instrução normativa 3/3025, disponível no site do programa, que altera os procedimentos para emissão do benefício.

"Esse programa surgiu da identificação de uma lacuna em programas habitacionais voltados à classe média que poderia arcar com o financiamento, mas não teria o valor para a entrada. Por ser algo novo, é natural que passe por ajustes. Foi constatada uma duplicidade na verificação dos documentos por parte da Sehab e da Caixa. Então, agora, a Caixa passará a fazer a análise e validação prévia dos documentos, que nós vamos anexar ao CCS emitido. O cadastro para o beneficiário continua igual, feito através do portal do programa, só muda o fluxo interno, sem prejuízo da auditoria da documentação por parte do Estado", explicou o titular da Sehab, Carlos Gomes.

O Porta de Entrada é uma iniciativa criada para subsidiar pagamento da casa própria para famílias com renda de até cinco salários mínimos (R$ 7.590). No total, até agora são 28.900 cidadãos cadastrados, para os quais estão disponíveis 170 mil empreendimentos, o que equivale a uma oferta de 60 mil imóveis. Com investimento de R$ 120 milhões na primeira fase, o programa vai possibilitar a assinatura de 6 mil contratos de compra da casa própria.

Como programa permanente, terá uma segunda fase, a qual operará com um novo sistema que passará a ser sincronizado com o da Caixa. “Com esse novo sistema, estima-se que a emissão do benefício ocorra em torno de 15 dias após a confirmação da comercialização do empreendimento”, destacou o coordenador do programa, Tiago Issa.

Quem tem direito

Famílias com renda de até cinco salários mínimos (R$ 7.590) podem adquirir imóveis novos ou que ficarão prontos em até 24 meses, com valor máximo de R$ 300 mil. Nesta primeira etapa, estão à disposição imóveis em empreendimentos enquadrados no Programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal.

O Porta de Entrada, programa do governo estadual, foi lançado em outubro de 2024. Em novembro, realizou um feirão presencial com participação de cerca de 5 mil pessoas nos dois dias do evento, proporcionando mais de 2.900 vendas de imóveis.

Texto: Nathalie Sulzbach
Edição: Secom

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