Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Programa Extinções da TVE apresenta o tigre que nos últimos séculos atraiu gerações de caçadores

Publicação:

Estima-se que, no início do século XX, 100.000 tigres viviam espalhados por um extenso território que englobava a Rússia, Índia, China, todo o sudeste da Ásia e Indonésia. Hoje, existem cerca de 3.000 sobreviventes em áreas isoladas de 14 países
Programa Extinções da TVE apresenta o tigre que nos últimos séculos atraiu gerações de caçadores

Estima-se que, no início do século XX, 100.000 tigres viviam espalhados por um extenso território que englobava a Rússia, Índia, China, todo o sudeste da Ásia e Indonésia. Hoje, existem cerca de 3.000 sobreviventes em áreas isoladas de 14 países asiáticos. Das nove subespécies de tigre, quatro já estão oficialmente extintas.


Não há alteração climática, desequilíbrio genético ou epidemia que explique esse quadro dramático. Por conta do fascínio que sempre exerceu sobre os homens, pela sua força e beleza, o tigre atraiu, ao longo dos séculos, gerações de caçadores. Em imagens de arquivo, o quinto episódio de Extinções relembra que a caça ao tigre já foi, um dia, esporte fino de aristocratas ocidentais, entre eles, a Rainha Elizabeth.

 
Os tempos mudaram, mentalidades também. Hoje o tigre desfruta oficialmente de imunidade em reservas e parques nacionais. Porém, uma ameaça mais antiga do que a caça esportiva põe em risco sua sobrevivência. Há milhares de anos os asiáticos cultivam a crença de que, para ter boa saúde e enfrentar os desafios da vida, precisam absorver a força e a coragem do tigre.

 

A tradicional medicina chinesa acredita que em várias partes do corpo do felino se encontra a cura para muitas doenças. Essas crenças, que nem o budismo, o taoismo ou o confucionismo conseguiram derrotar, alimentam um vasto mercado paralelo: o mercado negro dos traficantes de órgãos.


Com direção de Guilhaume Levis e Isabelle Han, o documentário, apresentado por Eduardo Moscovis, é uma coprodução da FL Concepts & co, France Télévision, Oak3Films, Marathon, Gullane & Grifa. Documentário tem apresentação do ator Eduardo Moscovis


Classificação: 16 anos.
Apresentação: Eduardo Moscovis
Direção: Guilhaume Levis e Isabelle Han

TVE
Extinções - Tigre
Quarta-feira, 6/07, às 23h



Redação: Anahy Metz
Foto: Divulgação/TV Brasil
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305

 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul