Programa para qualificar a energia no campo é apresentado no Vale do Rio Pardo
Publicação:
A Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) apresentou, nesta sexta-feira (14), o programa Qualidade da Energia no Campo a representantes de sindicatos de trabalhadores rurais da região do Vale do Rio Pardo e da Câmara de Indústria e Comércio do Vale do Taquari. O encontro ocorreu na sede da coordenadoria da SDR em Lajeado.
O diretor do Departamento de Cooperativismo da SDR, Gervásio Plucinski, ressaltou a importância da iniciativa para os produtores. Cerca de 250 mil agricultores têm problemas de energia no meio rural. Muitos possuem redes de eletrificação monofásica, incapazes de fornecer potência para equipamentos como ordenhadeiras e bombas d´água. A SDR busca soluções para essa questão.
A SDR criou um formulário de avaliação, a fim de medir a quantidade de carga instalada na propriedade rural, que ao mesmo tempo servirá como pedido de providências para o aumento de carga da energia elétrica para a propriedade. O documento deverá ser preenchido individualmente por cada agricultor que tiver a necessidade de aumento de carga.
Com a parceria dos sindicatos, prefeituras e escritórios municipais da Emater, os municípios farão a coleta dos dados, conforme orientação da SDR, e repassarão as informações à Secretaria para os devidos encaminhamentos. Ao receber os documentos, a SDR fará um protocolo junto às concessionárias e distribuidoras responsáveis por cada região, onde se pedirá o cumprimento da legislação.
Em outubro, há mais duas reuniões programadas para apresentar a proposta de trabalho do programa, no dia 2, em Estrela, e, no dia 10 em Ilópolis.
Texto: Débora Gomes
Foto: Divulgação SDR
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305