Programa Professor Digital atinge a 15 mil adesões em dez dias
Publicação:
A adesão ao Programa Professor Digital, que proporciona a venda, sem juros, de notebooks para professores e servidores da rede estadual chegou a 15 mil aquisições na quarta-feira (23). As inscrições podem ser feitas pelo site www.professor.rs.gov.br, até 10 de janeiro de 2010, começaram há dez dias. Professores ativos e inativos, além de servidores de escola, podem aderir ao programa. O pagamento pode ser parcelado em até 36 vezes, sem juros, via Banrisul.
O Programa Professor Digital integra as ações do Programa Estruturante Boa Escola para Todos. A iniciativa complementa o trabalho desenvolvido nas escolas estaduais por meio do Projeto Sala de Aula Digital, onde já foram abertos 534 novos laboratórios de informática e capacitados cerca de 3,5 mil docentes. Anteriormente, a Secretaria Estadual da Educação realizou estudo visando a identificar modelos de computadores utilizados em projetos semelhantes desencadeados em outros estados.
Para fazer o cadastro, os interessados devem informar a identificação funcional (matrícula), CPF, selecionar o equipamento e a opção de financiamento. A partir de 11 de janeiro, os inscritos poderão comparecer nas agências do Banrisul para assinar o financiamento, que estará sujeito à análise e à aprovação de crédito. O notebook será entregue na casa do professor ou servidor em até 45 dias úteis, após a assinatura do financiamento.
O governo do Estado prevê que a adesão chegue a 130 mil. Caso este número seja atingido, o programa será uma das maiores iniciativas de acessibilidade digital de professores na America Latina. A expansão para os municípios e para a Universidade Estadual do RS está programada para ocorrer em 2010.