Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Programador e fundador do Guion Center é entrevistado no Primeira Pessoa

Publicação:

Carlos Schmidt inaugurou o Guion Center em 1995. Localizado no Centro Comercial Nova Olaria, no coração do bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, o complexo tem três salas de cinema e exibe filmes de arte que muitas vezes não passam no circuito comercial. O cinéfilo é o convidado do programa Primeira Pessoa desta quinta-feira (9), que irá ao ar às 22h, na TVE.

Ele vai falar de sua trajetória e sobre o Guion. “O que leva público até lá é o filme”, explica. Schmidt nasceu em Venâncio Aires, formou-se em Jornalismo na PUCRS e realizou, em 1978, o documentário poético “Terminando”, que venceu o Festival de Cinema de Gramado na categoria.

Nos anos 1980, dirigiu os ciclos Ponto de Cinema, que apresentavam filmes clássicos e alternativos em diversos espaços de Porto Alegre. Em 1983, criou a primeira Cinemateca do RS, Ponto de Cinema – Cinemateca Gaúcha, um dos maiores acervos privados de filmes do país, com mais de 2 mil títulos.

Já foi curador de exposições e ciclos de cinema, e produtor de eventos que marcaram a vida cultural de Porto Alegre. Além de cinema, o Guion também conta com café, loja de CDs e galeria de arte. Inaugurada em 2009, a galeria é um espaço importante para apoiar as artes visuais locais, nacionais e internacionais, promovendo a compra e a venda das peças.

A reprise do programa pode ser conferida no domingo (12), às 17h.

Texto: Clarice Passos/TVE

Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação

Portal do Estado do Rio Grande do Sul