Projeto Debatendo Histórias entra em sua segunda fase

Dentro do ciclo Debatendo Histórias, que no primeiro momento abordou questões do Brasil, o Museu Julio de Castilhos entra na segunda fase do evento, aprofundando questões sobre a história rio-grandense. A loucura no RS: do confinamento às tentativas de inclusão social será foco do primeiro encontro, que será realizado no dia 17, na sede da instituição (Duque de Caxias, 1205/1231), às 18h30.

A loucura é um tema que tem preocupado os historiadores e pesquisadores, mas que é absolutamente desconhecido no âmbito escolar. O mestre em História pela UFGRS, Ricardo de Lorenzo e a doutoranda em História pela UFRGS, Viviane Trindade Borges, mostrarão a evolução das pesquisas sobre o tema, abarcando exemplos dos séculos XIX e XX. Eles levantarão questões referentes à pertinência da introdução desse assunto nas escolas e a possível colaboração desse procedimento na inclusão social.

No dia 15 de julho, o tópico abordado será As Fronteiras e suas Histórias, na questão dos limites móveis que separam diferenças, acompanham a formação de identidades locais, regionais e nacionais. Nessa etapa, o doutorando em História pela UFRGS, Arthur Ávila e a doutoranda em História pela PUCRS, Mariana Flores da Cunha Thompson Flores deverão problematizar o conceito, procurando demonstrar como ele vem sendo abordado na pesquisa histórica e de que maneira essas inovações podem ser pensadas para o ensino de História. Fechando o eixo consagrado ao nosso Estado, haverá um encontro dedicado à figura do gaúcho, na proximidade das comemorações do 20 de Setembro. No dia 19 de agosto, Como nos Tornamos Gaúchos? contará com a presença da doutoranda em História pela UFRGS, Carla Renata Gomes.

Informações sobre o assunto podem ser obtidas no Museu Julio de Castilhos, pelo fone 3221-3959, Cada encontro tem o custo de R$ 5,00 para professores e estudantes e R$ 10,00 para público em geral.