Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Projeto Iconicidades anuncia adesão dos cinco municípios contemplados

Espaços inscritos pelas cidades serão objeto de concursos públicos nacionais de arquitetura

Publicação:

51634472782 2caf51eb6e k
Nova etapa do projeto foi apresentada pelo governador Leite e pelo secretário da SPGG, Claudio Gastal - Foto: Gustavo Mansur

Um evento realizado no Palácio Piratini, nesta quinta-feira (28/10), marcou publicamente a adesão dos cinco municípios contemplados pelo projeto Iconicidades – iniciativa que tem como objetivos tornar as cidades gaúchas mais empreendedoras, inovadoras e criativas e ainda estimular a retomada e a revitalização de espaços arquitetônicos simbólicos para estabelecimento de novos negócios.

Na ocasião, o governador Eduardo Leite e Mauricio Medeiros (prefeito em exercício de Cachoeirinha), Paula Mascarenhas (prefeita de Pelotas), Fábio Branco (prefeito de Rio Grande), Rodrigo Decimo (vice-prefeito de Santa Maria, representando o prefeito Jorge Pozzobom) e Ary Vanazzi (prefeito de São Leopoldo) assinaram um documento simbólico que formaliza os compromissos mútuos estabelecidos pelo projeto.

“A gente não vive de passado, a gente vive de futuro. É para lá que temos de conduzir o nosso Estado. Reconhecendo e valorizando o nosso passado, mas precisamos estar alinhados aos conceitos, ao que motiva e mobiliza a sociedade nos tempos atuais em direção ao futuro. E os espaços urbanos e a possibilidade dos encontros que as cidades proporcionam são fundamentais nesta tarefa. Queremos um Estado mais inovador, ligado à tecnologia, que retenha seus talentos e a juventude que formamos no nosso Estado. Precisamos ter espaços qualificados para isso, que sejam interessantes e façam as pessoas quererem e terem prazer de viver aqui”, afirmou o governador.

51636016404 28424483db k
"As iniciativas selecionadas têm excelente potencial para serem instrumentos de transformação", disse o secretário Gastal - Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

Na primeira etapa do Iconicidades, restrita aos municípios gaúchos com mais de 100 mil habitantes, 11 cidades apresentaram propostas, indicando espaços arquitetônicos simbólicos em suas regiões e potenciais usos para esses locais. As submissões tinham como eixos três valores vitais ao projeto: economia criativa, inovação e empreendedorismo.

Todas passaram por análise documental e julgamento técnico, chegando à lista de cinco propostas contempladas, além de três suplentes. Os critérios que nortearam a análise técnica foram engajamento e interesse do gestor local, existência de iniciativa prévia que se adaptasse ao projeto, sustentabilidade, desenvolvimento socioeconômico e complexidade.

“Estamos seguros de que as iniciativas selecionadas têm excelente potencial para serem instrumentos de transformação das realidades locais, contribuindo para o desenvolvimento de negócios e elevando o sentimento de pertencimento da população”, disse Claudio Gastal, titular da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), pasta que lidera o projeto Iconicidades, com apoio executivo do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP).

51636157060 c6ade8357b k
Diretor-geral do EDP, Hiparcio Stoffel detalhou próximas etapas, como a contratação do primeiro colocado em cada concurso - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

Na próxima etapa, prevista para ocorrer de 15/11/2021 a 31/1/2022, as propostas dos municípios selecionados serão objeto de cinco concursos públicos de arquitetura, por meio do qual profissionais de todo o país poderão submeter projetos arquitetônicos para cada um dos espaços indicados. Essa fase contará com consultoria técnica do Instituto de Arquitetos do Brasil (IABRS).

“O Estado contratará o primeiro lugar de cada um dos concursos para desenvolver e detalhar os projetos conceitual, executivo e de viabilidade, de forma a entregar aos municípios toda a documentação necessária à execução das obras”, explicou o diretor-geral do EDP, Hiparcio Stoffel.

51634472972 f504227c91 k
Prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi - Foto: Gustavo Mansur
51636157140 09a947c58e k
Vice-prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini
51635519903 4f49bad7e0 k
Prefeito de Rio Grande, Fábio Branco - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini
51635303706 a9ef81e0e7 k
Prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas - Foto: Gustavo Mansur
51636224245 225013b78a k
Prefeito em exercício de Cachoeirinha, Mauricio Medeiros - Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

Na terceira e última etapa, prevista para 1º/2 a 15/4/2022, os projetos arquitetônicos vencedores serão reconhecidos. Haverá prêmios para os três primeiros colocados em cada certame, com valores entre R$ 10 mil e R$ 20 mil, pagos pelo Estado, dentro do programa Avançar.

Na sequência, o primeiro lugar de cada cidade será contratado pelo governo do Estado para fazer o projeto executivo, em que serão detalhadas as intervenções necessárias nos prédios. Em contrapartida, os municípios assumem o compromisso de executar as intervenções previstas e, posteriormente, coordenar localmente a iniciativa.

“A nossa intenção, eu já antecipo, é que o Estado colabore também no financiamento para execução das obras. Queremos avançar para além dos projetos. A gente só não antecipa agora o financiamento, porque temos de ter os projetos e então colocar tudo no papel e fazer os orçamentos, para aí avançar na execução em parceria com os municípios”, anunciou o governador.

Lançado em 21 de junho, o Iconicidades faz parte do Avançar, programa transversal que envolve as iniciativas com as quais o governo do Rio Grande do Sul pretende acelerar o crescimento econômico e incrementar a qualidade da prestação de serviços à população. Resultado de um ambicioso ciclo de reformas estruturais, construído a partir de diálogo com a sociedade, o Avançar organiza as principais entregas da gestão 2019-2022, tendo como fundamento os resultados alcançados pela atual administração.

Acompanhe todas as etapas e atualizados do Iconicidades em iconicidades.rs.gov.br

AS PROPOSTAS SELECIONADAS PELO ICONICIDADES

· Cachoeirinha
Espaço: Complexo Cultural Casa de Cultura
Proposta: Complexo Cultural Casa de Cultura

· Pelotas
Espaço: Antiga sede do Banco do Brasil
Proposta: Centro de Gastronomia

· Rio Grande
Espaço: Molhes da Barra
Proposta: Complexo turístico e de preservação ambiental

· Santa Maria
Espaço: Clube dos Ferroviários
Proposta: Centro de artes e economia criativa

· São Leopoldo
Espaço: Casa da Feitoria / Museu do Imigrante
Proposta: Espaço destinado a turismo, atividades ligadas a esporte e lazer, feiras, empreendimento e eventos

• Clique aqui e acesse apresentação feita no Palácio Piratini.

Texto: Bianka Nieckel/Ascom EDP e Vanessa Kannenberg
Edição: Marcelo Flach/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul