Projeto Pequenos Vigilantes conscientiza para cuidados com a saúde e meio ambiente
Publicação:

Eliminar ou prevenir riscos à saúde conscientizando para cuidados com a saúde e meio ambiente. Este é o objetivo do projeto Pequenos Vigilantes desenvolvido pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), a partir do Centro de Vigilância em Saúde do Estado (Cevs), em Capão da Canoa, no Litoral Norte. O projeto ensina as crianças a adotar hábitos saudáveis de maneira divertida, abordando temas como controle de qualidade e rotulagem dos alimentos e higiene ambiental.
A ideia do projeto é fazer com que a criança se torne educada e consciente, já que ela será o adulto de amanhã. A criança pode cobrar do adulto a educação do lixo, principalmente aquele que entope bueiros e suja as praias, ressalta a servidora de apoio administrativo da Divisão de Vigilância Sanitária do Cevs, Maria Inês Dias, uma das responsáveis pelo trabalho lúdico sobre os cuidados com a higiene pessoal, que são fundamentais para uma vida melhor.
Conforme Inês são abordados com as crianças os cuidados que estas devem ter em consultar o prazo de validade dos produtos, verificar se latas estão ou não amassadas - o que pode comprometer a qualidade do produto - o que pode ou não ser reciclado, entre outros cuidados essenciais para uma vida saudável. A criança acaba se tornando um vigilante sanitário e nós incentivamos que elas façam este trabalho em casa, na escola, e em todos os ambientes que frequenta, destacou.
Para participar basta que a criança vá até a Casa da Saúde, localizada no complexo das casas de Governo de Capão da Canoa, realize a inscrição e compareça para as brincadeiras e ações educativas realizadas com a presença do ‘Lupito, personagem que representa uma lupa que, inclusive, vai até a beira da praia convidar as crianças a participar do projeto. No final do encontro é entregue um kit com camiseta, boné, livro de informações e brincadeiras.
Serviço
O que: Pequenos Vigilantes
Onde: Casa da Saúde - Complexo de casas de Capão da Canoa
Quando: Diariamente das 10h às 16h, até o dia 03 de fevereiro.
Barracas Itinerantes
A equipe do Cevs realiza outros serviços de prevenção como combate ao tabagismo, atividades com o tema da água, dengue, DST/Aids, entre outros. Confira o calendário das barracas que percorrem as praias dos litorais Norte e Sul:
Roteiro Litoral Norte
17 a 19 de janeiro - Capão da Canoa
24 de janeiro - Xangri-Lá
25 e 26 de janeiro - Imbé
31 de janeiro a 02 de fevereiro - Tramandaí
07 de fevereiro - Atlântida Sul
08 e 09 de fevereiro - Cidreira
14 de fevereiro - Mariluz
15 e 16 de fevereiro - Quintão
21 e 22 de fevereiro - Pinhal
23 de fevereiro - Mostardas
Roteiro Litoral Sul e balneários
17 a 19 de janeiro - Laranjal
24 a 26 de janeiro - São Lourenço do Sul
31 de janeiro e 1º de fevereiro - Restinga Seca
02 de fevereiro - Nova Palma
07 e 08 de fevereiro - Rosário do Sul
09 de fevereiro - Manoel Viana
14 de fevereiro - Tapes
15 e 16 de fevereiro - Barra do Ribeiro
21 e 22 de fevereiro - Arambaré
23 de fevereiro - Cristal
Texto: Daiane Roldão
Foto: Gustavo Gargioni/Especial Palácio Piratini
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305