Promover novos negócios foi foco do InvestRS durante encontro Brasil-Alemanha

Promover novos negócios foi foco do InvestRS em encontro Brasil-Alemanha
Catálogo de Oportunidades de Investimento teve seu pré-lançamento durante o EEBA 2017 - Foto: Divulgação/Sdect

Terminou com avaliação positiva a participação do programa de atração de investimentos do Rio Grande do Sul, o InvestRS, no 35º Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA), encerrado nesta terça-feira (14) no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs). Durante os dois dias do evento, a estimativa é de que mais de 100 empresários e representantes institucionais, setoriais ou consulares tenham passado pelo estande do programa estadual, que é executado pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect) e Fiergs.

O público do estande conheceu, em primeira mão, o Catálogo de Oportunidades de Investimento no Estado, ferramenta que permite a consulta de potenciais parcerias idealizadas por empresas gaúchas e oportunidades setoriais identificadas pela equipe do programa em conjunto com associações empresariais.

Durante o pré-lançamento, novas empresas mostraram-se interessadas em integrar o catálogo, que deve ser lançado oficialmente ainda neste ano. "Empresas estrangeiras presentes no EEBA elogiaram a iniciativa do InvestRS, destacando sua importância para viabilizar investimentos e parcerias", conta o coordenador do programa no âmbito da Sdect, Christiano Ambros.

Pelo menos 10 reuniões com empresas alemãs e brasileiras também ocorreram no espaço do InvestRS - quatro delas com a presença do secretário adjunto da Sdect, Evandro Fontana. Também foram promovidos dois painéis sobre Parcerias Internacionais e Financiamento, no qual falaram seis parceiros institucionais do programa, e Parcerias e Negócios: Tecnologias para Saúde, com apresentações de oito empresas de tecnologias para a saúde, sendo três delas alemãs.

O EEBA 2017 é uma realização da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Federação das Indústrias da Alemanha (BDI, na sigla em alemã), com organização da Fiergs, além de parceria da Câmara de Comércio Brasil-Alemanha.

Texto: Bianka Nieckel/Ascom Sdect
Edição: Gonçalo Valduga/Secom