Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Pronatec-Brasil Sem Miséria recebe mais de 50 mil pré-matrículas no RS

Publicação:

A busca pela qualificação profissional já levou 50.002 gaúchos a realizarem suas pré-matrículas nos cursos oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec-Brasil Sem Miséria) no Estado. Os dados da Secretaria do Trabalho
Pronatec-Brasil Sem Miséria recebe mais de 50 mil pré-matrículas no RS

A busca pela qualificação profissional já levou 50.002 gaúchos a realizarem suas pré-matrículas nos cursos oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec-Brasil Sem Miséria) no Estado. Os dados da Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS), cordenadora do programa na modalidade Formação Inicial Continuada, são referentes ao período compreendido entre abril e agosto deste ano.

Pelos números, um total de 30.059 matrículas foram confirmadas. Os formandos têm sido testemunhas do sucesso do Plano Estadual de Qualificação Profissional, que ofertará 68 mil vagas neste ano e que deve prencher as mais de 55 mil vagas do Pronatec que conseguimos trazer para o Estado, o que representa mais de 1/3 do total de vagas do País, afirmou o secretário Luís Augusto Lara.

Nessa primeira etapa, algumas cidades estão se destacando na efetivação das pré-matrículas, tais como Caxias do Sul (3.821) e São Leopoldo (2.138). Para Lara, esses resultados comprovam que o Estado precisa investir, juntamente com Governo Federal, na capacitação, principalmente, dos jovens. Ao qualificar nossos jovens, estamos abrindo um novo leque de perspectivas, tanto para eles quanto para a atração de novos investimentos e expansão das empresas locais, disse.

O titular da pasta acredita que a articulação nesta última etapa entre as Comissões Municipais de Emprego, o Departamento do Trabalho da STDS, as Secretarias Municipais de Assistência Social e os agentes executores dos cursos Senac, Senai e Institutos Federais vai calibrar ainda melhor a oferta de cursos. Já conseguimos destinar cursos bem afinados com as demandas locais dos mais de 100 municípios que aderiram ao Programa neste ano, mas queremos chegar a um resultado ainda melhor no próximo ano, destacou. 

Lara lembra, ainda, que as mais de 55 mil vagas disponibilizadas no Pronatec neste ano representam mais do que todo o volume de qualificação efetivada pelo Estado nos últimos dez anos. Começamos as tratativas com o Governo Federal para ampliar ainda mais esses números, que de tão expressivos fizeram com que a minista do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, venha ao Estado para um grande ato de formatura na próxima quinta-feira (06), anunciou. 

Confira nos arquivos em anexo, os números de matrículas e pré-matrículas nos municípios que aderiram ao Programa.

Texto: Sandro Schreiner
Foto: Silvio Williams
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Arquivos anexos

Portal do Estado do Rio Grande do Sul