Queda de granizo causa danos em pelo menos três regiões
Publicação:

Diversos municípios gaúchos registraram chuva e queda de granizo desde a noite dessa terça-feira (16). Coordenadores regionais da Defesa Civil do Rio Grande do Sul percorreram, nesta quarta-feira (17), as áreas mais afetadas para avaliar os danos. Até o momento, não houve registro de feridos e não há desabrigados ou desalojados em decorrência do temporal.
A queda dos grânulos de gelo foi observada em quase todas as regiões. No entanto, os estragos mais significativos se concentraram na Região da Fronteira Oeste na segunda-feira (15), quando 250 casas foram danificadas em Lavras do Sul e cerca de 80 em Caçapava do Sul.
Na noite dessa terça (16), as mais atingidas foram as regiões dos Vales do Rio Pardo e Taquari, onde a força do vento destelhou uma escola e uma granja de suínos em Putinga.
Ajuda imediata
A Defesa Civil, por meio de seus coordenadores regionais, atua de maneira preventiva e reativa. Após desastres climáticos, os técnicos vão até a localidade para levantamento de prejuízos, bem como para entregar material de ajuda humanitária.
A Coordenadoria da Região da Fronteira Oeste, coordenada pelo major Castro e pelo sargento Roberto, entregou 3,6 mil metros quadrados de lonas às famílias atingidas de Caçapava e Lavras do Sul. Além disso, auxilia as prefeituras na distribuição de telhas e na formulação de laudos e documentos necessários para possível decreto de Situação de Emergência. Ambos os municípios ainda avaliam os prejuízos e outras medidas de resposta.
Texto: Bruna Staub/Ascom Defesa Civil-RS
Edição: Gonçalo Valduga/Secom