Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Raízes palestinas em exposição no Memorial do Rio Grande do Sul

Publicação:

Exposição sobre Palestina
Embaixatriz da Palestina no Brasil, Nahida Tamimi Alzeben, emprestou 23 vestidos típicos de sua coleção para a mostra - Foto: Divulgação Cultura

O Memorial do Rio Grande do Sul, da Secretaria da Cultura, abre na próxima quinta-feira (21), a exposição 'Memórias e identidade: raízes palestinas'. A solenidade da mostra, que tem o apoio da Liga dos Estados Árabes, Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Embaixada do Estado da Palestina no Brasil e Federação Árabe Palestina do Brasil (Fepal), está marcada para as 19h30, na Sala dos Tesouros - 2º andar do Memorial.

Até o final de fevereiro serão expostos 23 vestidos típicos, colecionados durante 12 anos pela embaixatriz da Palestina no Brasil, Nahida Tamimi Alzeben. O público também irá conhecer um pouco do artesanato e da pintura palestina.

A arte faz parte da vida e das raízes do povo palestino, que herdou dos seus ancestrais cananeus e filisteus as habilidades manuais, que até hoje destacam e identificam sua cultura, pela diversidade de formas com que seus trabalhos são apresentados.

Com o barro de Jericó (a cidade mais antiga do mundo), os cananeus moldaram vasos. Em épocas mais recentes, registram-se os trabalhos entalhados em madeira da oliveira, a arte do vidro, as obras de arte em nácar e a arte do bordado em ponto de cruz, onde as linhas entrelaçadas formam desenhos maravilhosos, que decoram os vestidos das mulheres palestinas e objetos de decoração como almofadas, espelhos, quadros e outros. Por meio das cores e dos desenhos dos bordados pode-se identificar as cidades, regiões e mesmo o país de sua origem.

A mostra pode ser visitada de terça a sexta, das 10h às 18h, e sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h. Nos próximos dias 23 e 24, a visitação será das 9h às 18h. A entrada é franca.


Texto: Ascom Cultura
Edição: Léa Aragón/Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul