Receita Estadual inicia nova fase de operação para combater sonegação no setor de plásticos
Alvo é uma empresa que atua na Região Metropolitana de Porto Alegre
Publicação:

Com o objetivo de reprimir fraude fiscal no pagamento do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias Serviços (ICMS), a Receita Estadual deflagrou, na manhã desta terça-feira (20/5), a Operação Ocultare VI. O alvo é uma empresa que atua na industrialização de artefatos de material plástico, localizada na Região Metropolitana de Porto Alegre.
A ação, coordenada pelo Grupo Especializado Setorial de Polímeros (GES Polímeros), investiga indícios de omissão de saídas (vendas) realizadas sem a emissão dos documentos fiscais ou emitidos com valores subfaturados. A prática irregular causa prejuízos aos cofres públicos devido à falta de recolhimento dos impostos devidos.
Durante a fase de coleta dos dados, analisados em etapa preliminar, foram analisadas operações que totalizam mais de R$ 62 milhões nos últimos cinco anos. A atuação tem como objetivo recuperar os valores sonegados, além de proteger os contribuintes que pagam corretamente seus tributos, coibindo a concorrência desleal entre empresas, incentivando a conformidade tributária e promovendo o desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Sul.
Texto: Ascom Sefaz
Edição: Secom