Rede Escola de Governo inicia nova edição do curso sobre Políticas Públicas e Segurança
Publicação:

A Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH), por meio da Rede Escola de Governo, deu início nesta quinta-feira (20), a 2ª edição do curso de extensão Gestão, Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas de Segurança. A formação, é realizada em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Secretaria de Segurança Pública (SSP). Alunos, professores e interessados no tema ocuparam o auditório do Instituto Latino-americano de Estudos Avançados, do Campus UFRGS, em Porto Alegre, para conferir a Aula Magna.
A ação educativa integra o Programa de Formação Continuada em Gestão em Políticas Públicas para os Direitos Humanos e Segurança. Tem como objetivo capacitar e qualificar servidores públicos estaduais e agentes sociais que atuam no acompanhamento de políticas públicas na área de segurança e direitos humanos, na Secretaria de Estado da Segurança Pública e órgãos vinculados.
É necessário mudar o sistema político. As pessoas não querem ser beneficiadas apenas por políticas públicas, mas compartilhar do seu poder de decisão. Isto está diretamente expresso na construção deste programa que é a Rede Escola de Governo, uma ação do Governo do Estado em parceria com as 32 instituições de ensino superior. Isto mostra a importância de termos o Estado atuante e preparado de forma transparente, com democracia para um novo Brasil, disse o presidente da FDRH, Jorge Branco.
Estou bastante surpreso com o trabalho que é feito aqui, uma experiência muito bonita de abrir espaço para as universidades cumprirem a sua função social em parceria com o Poder Público, afirmou o doutor em sociologia pela Universidade de Paris, Alfredo Pena-Vega, ao iniciar a palestra de abertura.
Participaram também do evento, o coordenador do grupo de pesquisa Violência e Cidadania, José Vicente Tavares, a chefe do Departamento de Ciências Políticas da UFRGS, Lígia Madeira, a diretora-adjunta do Departamento de Ensino e Treinamento da Secretaria de Segurança Pública do Estado, Patrícia Sanchotene Pacheco, além da chefe da Divisão de Formação Continuada da Rede Escola de Governo, Ana Cristina Ghisleni.
Texto e foto: Beto Rodrigues
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305