Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Região da Campanha abre oficialmente a colheita do melão

Publicação:

Produzir frutas com qualidade para conquistar novos mercados é o objetivo dos produtores de melão na Região da Campanha do estado. Com clima apropriado para o cultivo da fruta, aproximadamente 70 agricultores, que com uma produtividade média entre 20 e 25 toneladas por hectare, produzem 1.750 toneladas. Para comemorar o êxito da atividade será realizada, no dia 13, às 14h, a Abertura Oficial da Colheita do Melão, em Dom Pedrito. O evento terá a presença do gerente regional da Emater/RS-Ascar em Bagé, Mário Antonio Costa da Silveira, do vice-prefeito Gilberto Raguzzoni, técnicos e produtores da região.

O melão na Região da Campanha
No Rio Grande do Sul, a região da Campanha é a que apresenta o clima mais seco nos meses de verão e isto oferece uma vantagem comparativa e competitiva para a produção comercial de melões. O principal pólo de produção de melão Espanhol Amarelo do estado é formado pelos municípios de Dom Pedrito e Hulha Negra. Aproximadamente 90% dos melões cultivados na região são do tipo Espanhol Amarelo, sendo o restante, dos tipos Cantaloupe, Pele de Sapo e Honey Dew.

Sendo originário de regiões tropicais, o meloeiro responde melhor quando cultivado sob dias longos, com alta radiação solar e com temperaturas elevadas. Essas condições climáticas normalmente ocorrem na região entre os meses de novembro a março, período onde o melão é cultivado.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul