Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Nova unidade do Colégio Tiradentes da Brigada Militar será em Caxias do Sul

Edital de seleção para ingresso na escola deve ser publicado nos próximos dias

Publicação:

Colégio Tiradentes unidade POA
Instituições de ensino mantidas pela BM atendem alunos do ensino médio e são reconhecidas pela excelência educacional - Foto: Divulgação BM

A oitava unidade da rede de cólegios estaduais administrados pelo Departamento de Ensino da Brigada Militar, em convênio com a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), será em Caxias do Sul. O credenciamento do novo Colégio Tiradentes foi aprovado pelo Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (CEED), em sessão plenária pública, na quarta-feira (30/3).

Os demais Colégio Tiradentes estão em Porto Alegre, Ijuí, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria, Santo Ângelo e São Gabriel. As unidades atendem apenas ao ensino médio, mas contam com turno integral desde o primeiro ano. Além do ensino convencional, os alunos recebem reforço e atividades extracurriculares como oficinas literárias, xadrez e esportes diversos, no turno inverso às aulas.

Os Colégio Tiradentes são destaque no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), alcançando excelentes médias tanto em nível nacional como estadual, bem como o alto índice de aprovações nos vestibulares nas mais renomadas universidades.

Em 2019, o Colégio Tiradentes de Ijuí ficou em primeiro lugar com a maior média entre todas as escolas estaduais do Brasil. Além dessa distinção, seis das dez maiores médias da rede estadual gaúcha na prova objetiva e na redação no Enem foram das unidades do Tiradentes.

O comandante-geral da BM, coronel Cláudio dos Santos Feoli, destacou a importância da expansão da rede Colégio Tiradentes para a corporação e para a comunidade. “A região da Serra está amplamente guarnecida pela corporação, considerando o Batalhão de Choque, Ambiental e o Esquadrão Aéreo, além do policiamento ordinário. Esta conquista no âmbito educacional complementa, trazendo ensino de excelência para a família brigadiana e para todos aqueles que acreditam na rede Tiradentes”, acrescentou.

O major Juliano André Amaral foi escolhido pelo comando da corporação para exercer a função de diretor do CTBM-Caxias. Além do oficial, a equipe responsável pela administração será composta por policiais militares que passaram por processo de seleção, observando o perfil para a atividade proposta.

Nos próximos dias, será publicado nos canais oficiais da Brigada Militar o edital de seleção para o ingresso na nova unidade, ainda para o período letivo de 2022.

Texto: Ascom BM
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul