Reintegração de posse na ERS-118 permite avançar obras de duplicação

Duplicação do trecho em Sapucaia do Sul está em fase final de licitação
Duplicação do trecho em Sapucaia do Sul está em fase final de licitação - Foto: Cristiano Bondan

O governo do Estado conseguiu na Justiça uma decisão que possibilitará o começo das obras em mais um trecho de duplicação da ERS-118, na Região Metropolitana de Porto Alegre. As áreas invadidas na faixa de domínio da rodovia em Sapucaia do Sul deverão ser desocupadas.

O despacho da juíza Luciane Di Domenico Haas, da 1ª Vara Cível de Sapucaia do Sul, concede o mandado de reintegração de posse ao Estado. A medida será cumprida em mais de 300 endereços ao longo do trecho entre os quilômetros 0 e 5 da rodovia.

Segundo o secretário dos Transportes, Humberto Canuso, trata-se de mais um obstáculo superado para a conclusão do principal projeto rodoviário do governo estadual.

“Com essas áreas desocupadas e reintegradas, poderemos começar a duplicar o trecho tão logo o processo licitatório seja concluído e o contrato assinado”, salientou. “Agradecemos a todos os envolvidos nessa ação, em especial à Procuradoria-Geral do Estado, que não mediu esforços para obtermos essa vitória na Justiça, tão necessária para o desenvolvimento logístico do Rio Grande”, completou.

A licitação para a duplicação e restauração entre os quilômetros 0 e 5 da ERS-118 está em fase de análise de documentos das empresas participantes. É o último seguimento a ter as obras iniciadas nos 21,5 quilômetros de extensão total dos serviços – que vão desde o entroncamento da BR-116, em Sapucaia do Sul, até o encontro com a Free Way (BR-290), em Gravataí. Os trabalhos são coordenados pela Secretaria dos Transportes (ST) e executados pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer).

Acordo de Resultados

A duplicação da ERS-118 integra o Acordo de Resultados 2018, assinado por todas as secretarias e vinculadas e que consiste no acompanhamento dos projetos definidos como prioritários para serem executados pelo governo do Estado. Os compromissos firmados envolvem o planejamento de indicadores de desempenho, ações e eficiência da gestão.

Essa rede de governança prioriza as demandas da sociedade com intuito de construir um governo mais eficiente na aplicação de recursos, mais ágil e menos burocrático, que, de forma transparente, dialogue com a população e entregue serviços de qualidade.

Texto: Júlio Cunha Neto/Ascom ST
Edição: Sílvia Lago/Secom