Reivindicações do setor turístico são apresentadas em reunião de Câmara Temática do Plano Rio Grande

Encontro ocorreu em Gramado nesta sexta-feira (28/6) e reuniu prefeitos, empresários e lideranças da área

Reunião da Câmara Temática do Turismo em que Gabriel está ao microfone falando em pé atrás de uma bancada. Ao lado dele, dois homens estão sentados à esquerda e dois homens estão sentados à direita.
Gabriel reforçou que o papel do Conselho do Plano Rio Grande é ouvir e atender às demandas regionais para fortalecer o turismo - Foto: Joel Vargas/Ascom GVG

Um dos destinos turísticos mais procurados pelos brasileiros, Gramado recebeu na tarde de sexta-feira (28/6), o encontro da Câmara Temática do Turismo. No encontro, o Trade Turístico entregou para o vice-governador Gabriel Souza, que coordena as Câmaras Temáticas do Conselho do Plano Rio Grande, uma pauta de reivindicações que visam à retomada do turismo nos cinco municípios da Região das Hortênsias: Canela, Gramado, Nova Petrópolis, Picada Café e São Francisco de Paula. Prefeitos da Serra Gaúcha, empresários e lideranças do setor participaram da reunião.

Entre as demandas estão: a autorização para que a Infraero assuma os aeroportos regionais de Canela e de Torres; o aumento do número de voos na Base Aérea de Canoas; a recuperação da RS-235, no trecho que liga Gramado e Canela, da RS-115 e da BR-116, entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis, e da RS-020, entre Rota do Sol e São Francisco de Paula. A aceleração do processo de concessão das rodovias do Polo Gramado também foi outra solicitação apresentada.

O vice-governador recebeu as pautas e reforçou que o papel do Conselho do Plano Rio Grande é ouvir e atender as demandas regionais para fortalecer o turismo, em especial a retomada do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, a ativação pra voos nacionais dos aeroportos de Canela e de Torres, além do fortalecimento do aeroporto de Caxias do Sul.

“Todos esses aeroportos vão receber investimentos do governo do Estado. No início da semana que vem, ocorrerá a devolutiva de uma consultoria que contratamos e que vai nos entregar um diagnóstico da situação de cada um deles. Precisamos saber exatamente o que precisa ser feito para executarmos com agilidade”, disse Gabriel. Ele citou também as possibilidades de parceria com a Infraero, o governo federal ou a iniciativa privada para que os terminais possam entrar em atividade.

Destino para os turistas

Gabriel falou sobre a divulgação de uma campanha para promoção do turismo que está sendo elaborada pela Secretaria de Comunicação. “A campanha deve ser veiculada nas próximas semanas, em rede nacional, na televisão, no rádio, em jornais e na internet, para que possamos mostrar aos brasileiros e também às pessoas que moram fora do Brasil o quanto o Rio Grande do Sul está preparado, desde já, para receber turistas, apesar das adversidades registradas em algumas regiões”, detalhou.

O secretário de Turismo em exercício, Luiz Fernando Rodriguez Júnior, expôs as ações da Secretaria de Turismo para superar os danos causados pelas enchentes aos equipamentos turísticos do RS. Ele reforçou o papel do setor na recuperação econômica do Estado. “Nós temos que ter a confiança de que vamos sair melhores deste momento desafiador. Eu tenho a forte convicção de que a união das áreas de turismo e eventos vai viabilizar a retomada no segundo semestre, junto com a reabertura do Aeroporto Salgado filho e do incentivo a viagens rodoviárias. É da crise que surgem oportunidades de crescimento. Turismo e eventos serão polos indutores do nosso desenvolvimento”, concluiu.

Texto: Ascom Setur e Ascom GVG
Edição: Rodrigo Toledo França/Secom