Novo repasse garante 100% de atendimento a municípios com infestação de Aedes

Mais 88 municípios vão receber R$ 2 milhões para ações de combate ao Aedes
Mais 88 municípios vão receber R$ 2 milhões para ações de combate ao Aedes - Foto: Marília Bissigo/SES

Os 320 municípios com infestação de Aedes Aegypti no Rio Grande do Sul foram contemplados com um total de R$ 4.512.567,01 para ações de prevenção e controle do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Com a assinatura da resolução 46/19 da Comissão Intergestores Bipartite, nesta quinta-feira (31), a secretária da Saúde, Arita Bergmann, garantiu que mais 88 municípios recebam mais de R$ 2 milhões. Na semana passada, outras 232 cidades já haviam recebido R$ 2.473.550,95.

"Desta forma, 100% dos municípios infestados poderão contar com apoio e aporte financeiro para incrementar as ações de vigilância, especialmente as de prevenção e cuidado", ressaltou a
secretária. Segundo ela, o cálculo dos valores correspondentes a cada município foi definido de acordo com o número de habitantes. "Essa resolução aprova e autoriza a transferência de recursos tomando como base a taxa per capita de 0,49". No entanto, nenhum município receberá menos do que R$ 4 mil e haverá um teto, conforme faixa populacional.

O presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Consems), Diego Espíndola, considera que "tal medida mostra que é possível para o Estado encontrar ferramentas para ajudar a
municipalidade".

Entre os beneficiados com a nova resolução estão Panambi, da região Noroeste, cidade em que foi registrado o primeiro caso de dengue autóctone (contraída no RS) em 2019. Também estão contempladas grandes áreas urbanas como Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul, Pelotas e Novo Hamburgo.

As iniciativas fazem parte da estratégia de fortalecimento das áreas de saúde no período de veraneio, integrando a Operação Verão para Todos do governo do Estado.

Texto: Ascom SES
Edição: Gonçalo Valduga/Secom